Publicidade

Revelado o novo Lexus ES, modelo que chega à Europa ocidental

Texto: Miguel Policarpo
Data: 27 de Abril, 2018

A Lexus apresentou a nova geração do ES, a primeira a ser comercializada na Europa Ocidental. A novidade foi desvendada no Salão de Pequim e chegará no final do ano. Entre outras alterações, passam a estar disponíveis, também pela primeira vez no modelo, as versões F-Sport.

O futuro do Lexus GS é incerto, considerando que a marca vai comercializar pela primeira vez na Europa Ocidental o novo ES. Revelado no Salão de Pequim, a nova geração do GS promete “trilhar um novo e mais ambicioso caminho”. Desenvolvido na plataforma Arquitetura Global – K da Lexus, conjugam-se os níveis elevados de rigidez de carroçaria com uma liberdade de design. No capítulo da motorização, sublinha o fabricante a inclusão do novo sistema eletrificado “self-charging hybrid” presente no ES 300h.

Alterações estéticas

Refere a Lexus que a plataforma GA-K possibilitou conceber uma linha de capot mais baixa, fluindo o desenho para uma silhueta distinta com “forte inclinação para baixo”. Mediante as versões, a dianteira do modelo altera-se substancialmente. A esse exemplo, se a gama de entrada incorpora a grelha icónica da Lexus, já as versões F-Sport integram um padrão cruzado negro, combinado com secções recortadas.

O exterior do Lexus ES conta ainda com outras alterações como uma linha de tejadilho inclinada que realça o visual mais baixo do modelo. Na retaguarda, a extremidade insere os faróis LED, contribuindo para um aspeto moderno da nova geração ES. Nas versões F-Sport, esta secção é complementada por um spoiler. Disponível em 12 cores de carroçaria, esta nova geração oferece como opção jantes de 17 e 18” para os ES de série, dimensão que aumenta para as 10” nas versões F-Sport.

Passando para o habitáculo, a Lexus explorou o conceito ‘Future Interior’ da marca, combinando um “cockpit centrado no condutor” com “uma área espaçosa e confortável para o passageiro da frente”. O painel de instrumentos é complementado por um head-up display. Na vertente da tecnologia, o sistema de navegação fica a cargo de um ecrã multimédia de 12,3” e da segunda geração do sistema de controlo remoto por painel tátil, ao qual acresce o sistema de reconhecimento de voz.

Interior Lexus F-Sport

As opções de cores interiores dividem-se entre a “Rich Cream”, com estofos em creme e um forro de teto castanho, a “Black Chateau” e a “Topaz Brown”. Já as versões F-Sport destacam-se pelo acabamento metalizado para o habitáculo e outros apontamentos sofisticados.

Prestações e motorização

A Lexus enfatiza que a adoção da plataforma GA-K oferece benefícios para as prestações. Neste capitulo, o sedan parte com a premissa de “proporcionar um nível de prestações fundamentalmente mais alto do que qualquer um dos seus antecessores”. Para cumprir este objetivo, a marca procedeu à utilização de um novo design de suspensão traseira multi-braços, direção elétrica com montagem na cremalheira e suporte em V atrás do assento traseiro, entre outras alterações.

Especificou a Lexus que o novo ES 300h estará disponível com a quarta geração do sistema de propulsão híbrida. Um sistema eletrificado “self-charging hybrid” que garante eficiência de combustível sem comprometer a performance. O motor de 2,5 litros vem acoplado a um propulsor elétrico, debitando uma potência combinada de 218cv.

Disponível pela primeira vez nos mercados da Europa Ocidental, o novo Lexus ES será lançado ainda no final deste ano.