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Restrições nas emissões deram ao novo M2 Competition mais potência

Texto: Miguel Policarpo
Data: 20 de Abril, 2018

O aumento de potência do novo BMW M2 Competition tem como origem uma inesperada razão: o controlo mais apertado das emissões.

As restrições nas emissões podem, afinal, servir como razão para que as marcas aumentem a potência dos seus modelos. Esta ideia aparentemente contraditória aconteceu no novo BMW M2 Competition, em que o motor anterior disponível no M2 – menos potente – foi substituído pelo que equipa o M3 e o M4 – este capaz de debitar mais potência. O resultado foi o acréscimo de 40cv para o novo modelo.

Para que o novo BMW M2 Competition cumprisse as futuras restrições das emissões, a BMW tinha duas opções: reformular extensivamente o bloco N55 de 6 cilindros, capaz de gerar 370cv de potência, ou adaptar o mais potente motor S55, que equipa os irmãos M3 e M4, explica o CarAndDriver. Apesar de atualizado, de 430cv (ou 450 se adquirido o pack Competition M no M4) para os 410cv, o resultado final é que, em comparação ao motor anteriormente utilizado, o BMW M2 Competition ganhou mais 40cv e 85Nm de binário.

Os fãs deste novo modelo terão de agradecer à União Europeia pela adoção dos testes de homologação para consumos e emissões WLTP, que o motor S55 cumpre. Quem diria que, afinal, potência e emissões podessem convergir para o mesmo sentido…

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