Renault revela mais dados da Alaskan

Texto: Nuno Fatela

A pick-up gaulesa chega ao mercado europeu no final do ano e desfilou no Salão de Genebra com uma edição repleta de equipamentos que permitem personalizar a experiência do utilizador.

A Renault deu a conhecer, por ocasião do Salão de Genebra, mais informações sobre o modelo que vem reforçar a sua aposta a nível mundial no segmento das pick-ups. Trata-se da nova Alaskan, que integra um portefólio onde se inclui também a Dacia Duster Oroch, e que após ter entrado em comercialização em mercados sul-americanos prepara chegada à Europa no final de 2017. Este será mais um trunfo da Renault para o nosso continente, e apresentou-se no certame helvético com uma versão recheada de equipamentos, que procura não apenas enfatizar a robustez e capacidades aventureiras do modelo como também demonstrar possíveis soluções para personalizar a viatura de acordo com as preferências ou as tarefas laborais dos proprietários.

Segundo a marca, a Alaskan passou pelo ginásio, mostrando o seu design musculado que é enfatizado pela grande grelha com acabamentos cromados, o capot e para-choques esculpidos que demonstram a robustez e ainda um hardtop bicolor para levar protegidos todos os equipamentos. Além disso, também apresenta elementos que definem imediatamente a pick-up como um modelo Renault, como é o caso da assinatura visual diurna com formato em “C”.

Na mecânica, o fabricante gaulês explicou que optou por uma suspensão traseira multibraço para um compromisso entre manobrabilidade, desempenho em estrada e conforto, sendo ainda destacados atributos como o chassis reforçado, a elevada distância ao solo e a capacidade de carga de uma tonelada e de reboque situada nos 3000kg. Para estar apta a diversas modalidades de utilização, a Alaskan está disponível em versões de quatro rodas motrizes para utilização regular fora de estrada, 4×4 com relações curtas para condução TT mais intensiva e ainda com apenas duas rodas motrizes quando a maior parte da condução é feita sobre o asfalto. Garantindo maior confiança e apoio para enfrentar inclinações mais íngremes, a Alaskan conta também com ajuda ao arranque em súbida e limitador de velocidade em descidas mais exigentes.