Foi revelado o novo plano estratégico da aliança franco-nipónica, que pretende reforçar a sua liderança mundial de vendas e também o lugar cimeiro que ocupa na mobilidade elétrica. O incremento das sinergias, pela partilha de plataformas e motores, e a aposta nas viagens partilhadas também tem papel fulcral nos planos do grupo.
Liderar em todas as áreas. Este é o objetivo estabelecido pelo novo plano estratégico da Renault-Nissan- Mitsubishi, que recorre ao lema “a união faz a força” para cumprir esta ambiciosa meta. O grupo automóvel que terminou o primeiro semestre do ano na liderança mundial de vendas, com 5,27 milhões de unidades comercializadas, e que é o principal ator no campo da mobilidade elétrica, com o veículo de emissões 0 mais vendido do mundo (Nissan Leaf) e o que ocupa o nº1 a nível europeu (Renault Zoe), mantem elevada a ambição e vai recorrer às sinergias entre as várias marcas para continuar a crescer. Os objetivos do grupo a cinco anos, até 2022, podem ser definidos em cinco grandes pontos, que são:
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Obter 10 mil milhões de euros em sinergias anualmente
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Fabricar 9 milhões de automóveis a partir de quatro plataformas modulares
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Oferecer uma gama de 12 veículos elétricos com base em arquiteturas partilhadas
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Incorporar tecnologias de condução autónoma, a diversos níveis, em 40 automóveis
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Recorrer aos sistemas de piloto automático para converter a Renault-Nissan-Mitsubishi também num fornecedor de serviços de mobilidade, como através do car-sharing
Após ter conseguido, como já referido, terminar a primeira metade do ano na topo mundial de vendas, o objetivo é não largar esta liderança, ao alcançar um total de 14 milhões de automóveis vendidos em 2022. Para manter-se como o maior fabricante do planeta, o grupo franco-nipónico vai investir em quatro grandes áreas, que são a produção, os veículos elétricos e híbridos, a condução sem intervenção humana e a conetividade. Destaque para a confirmação daquele que terá sido um dos grandes motivos de interesse para a integração da Mitsubishi na Aliança, e que passa pela utilização do sistema híbrido que foi desenvolvido pela marca dos três diamantes. Além disso, para fortalecer a liderança nos automóveis de emissões 0, a autonomia dos modelos irá subir para os 600km.