Renault Clio R.S. 18 presta tributo à F1

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 Janeiro, 2018

Esta edição limitada inspira-se e adota o nome do monolugar da marca para a temporada 2018. O Renault Clio R.S. 18 segue as pisadas de outros modelos históricos do fabricante gaulês com ligação à Formula 1

A passagem das tecnologias mais avançadas para modelos de produção é um dos motivos para a presença da Renault no desporto, e essa ligação é agora novamente reforçada através de uma edição especial que está disponível em solo nacional mediante encomenda. O novo Renault Clio R.S. 18 adota a mesma decoração e vai buscar o nome ao monolugar da casa gaulesa para a temporada de 2018, combinando o amarelo e o preto, sendo por isso considerada como especialmente apelativa para fãs da classe rainha da competição automóvel e colecionadores de séries limitadas.

Esta novidade foi desenvolvida a partir do Clio RS 220 EDC Trophy, o mais potente Clio na gama atual e segue as pisadas de outros modelos da marca que ficaram famosos pela ligação ao “Grande Circo”. O mais emblemático é, provavelmente, o Clio Williams, mas são igualmente inesquecíveis criações como a Espace F1 que está exposta no Museu Matra e, mais recentemente, o Mégane F1 Team R26, o Mégane RS Red Bull RB8 e o Twizy Renault Sport F1.

O novo Renault Clio R.S. 18 é facilmente reconhecível através da sua pintura exclusiva, onde o tom negro Deep Black, aplicado desde a frente até ao difusor traseiro, faz sobressair ainda mais os contrastes a amarelo do lábio inferior dianteiro, das proteções laterais e do centro das jantes. Surgem ainda os ‘badges’ específicos R.S.18 nas portas dianteiras e na traseira que ajudam, em conjunto com o novo logo RS e o duplo diamante no tejadilho, a indicar que estamos na presença desta série especial. O feeling desportivo e premium é transportado para o interior, ficando imediatamente claro a partir do momento em que se passa pelas soleiras das portas RS que estão numeradas. O interior do Renault Clio R.S. 18 conta ainda com volante em alcantara e os arejadores do habitáculo em fibra de carbono.

 

A base do Clio RS 220 EDC significa, desde logo, poder desfrutar de todo o potencial do motor 1.6 com 220CV e 280Nm (com função Boost). Além disso, esta versão vem equipada de origem com o chassis Trophy, rebaixado e enrijecido, amortecedores dianteiros com compressores hidráulicos e uma direção mais precisa e incisiva. Para ecoar toda a sua espetacularidade por onde passar, o Renault Clio R.S. 18 conta ainda com um escape da Akrapovich.

Partilhar