Quarenta e oito anos depois de adornar o capot dos primeiros protótipos Range Rover, o nome Velar está de regresso. E desta vez não é para disfarçar. É um Range Rover de pleno direito, o quarto da família, e ocupa o espaço entre o Evoque e o Sport.
Em pouco mais de 4,80 metros reúne a elegância e a sofisticação caraterísticas da Range Rover, sem esquecer as lendárias capacidades fora de estrada. Para isso conta com tração integral permanente, bloqueio eletrónico do diferencial traseiro e suspensão pneumática capaz de libertar 251 mm de altura ao solo.
A capacidade de passagem a vau é de uns referenciais 650 mm. É avançar agua a dentro até esta chegar ao nível dos puxadores das portas embutidos – saem ao toque de um botão. Altura em que os faróis LED Matrix-laser já estão a iluminar os peixinhos. Não deverá ser uma das capacidades mais exploradas, mas não deixa de refletir o verdadeiro espírito Range Rover.
Sofisticado e minimalista, o interior oferece quatro bons lugares mais o do meio. Rendida à era digital, a secção dianteira é dominada por três ecrãs de alta definição. O maior, com 12,3’’ assume as funções de painel de instrumentos virtual. Os dois mais pequenos, com 10’’ cada e função tátil, repartem o acesso às funções secundárias e ao entretenimento.
Numa altura em que as primeiras unidades deverão estar a chegar ao mercado nacional, o novo Range Rover Velar apresenta-se com seis motorizações diferentes. Com dois litros e quatro cilindros ou três litros e V6, os blocos estão sempre associados a caixas automáticas de oito velocidades.
A gasóleo, o motor de dois litros pode debitar 180 CV ou 240 CV, com o V6 a chegar aos 300 CV, enquanto a gasolina o bloco de quatro cilindros é proposto com 250 CV ou 300 CV e o V6 atinge os 380 CV. Os preços começam nos 71 033€ para o diesel de 180 CV e nos 68 200€ para o gasolina de 250 CV.