Mobieco

Quanto andam os elétricos mais vendidos na Europa

Texto: Miguel Policarpo
Data: 8 Fevereiro, 2018

Os fabricantes de automóveis elétricos garantem uma determinada autonomia dos seus modelos. Se é certo que depende do pé direito do condutor, também é verdade que a estimativa tem em consideração diferentes parâmetros, entre os quais precisamente o estilo de condução. Saiba qual é a autonomia real e a eficiência dos oito elétricos preferidos dos clientes europeus.

A discrepância entre o que é anunciado e a realidade poderá ser eventualmente considerável, da mesma forma que o consumo médio estimado dos automóveis recorrentes a motores Diesel ou a gasolina pode não corresponder ao expectável. O meio de comunicação alemão AutoBild testou oito elétricos em condições “reais”: uma viagem de 143 quilómetros com os automóveis carregados ao máximo e aquecidos antes do percurso, o ar condicionado ligado a uma temperatura de 21ºc e o aquecimento do banco do condutor ativo durante 20 minutos. Eis os resultados da experiência.

8. Nissan e-NV200 Evalia
Bateria: 24 kWh Autonomia: 101 km Eficiência: 23.8 kWh/100 km
7. Volkswagen e-up!
Bateria: 18.7 kWh Autonomia: 79 km Eficiência: 23.7 kWh/100 km
6. Opel Ampera-E
Bateria: 60 kWh Autonomia: 273 km Eficiência: 22.0 kWh/100 km
5. Smart ForTwo Eletric Drive
Bateria: 17.6 kWh Autonomia: 84 km Eficiência: 21.0 kWh/100 km
4. Kia Soul EV
Bateria: 30 kWh Autonomia: 167 km Eficiência: 18 kWh/100 km
3. Volkswagen e-Golf
Bateria: 35.8 kWh Autonomia: 208 km Eficiência: 17.2 kWh/100 km
2. Renault Zoe
Bateria: 41 kWh Autonomia: 244 km Eficiência: 16.8 kWh/100 km
1. Hyundai Ioniq
Bateria: 28 kWh Autonomia: 192 km Eficiência: 14.6 kWh/100 km

Se o Hyundai Ioniq surpreende pelos valores de eficiência – 14.6 kWh/100 km – e se registam bons resultados em relação ao Renault ZOE e ao Volkswagen e-Golf – 16.8 kWh/100km e 17.2 kWh/100km respetivamente – destacam-se no outro ponto da tabela o e-NV200 Evalia, o Volkswagen e-Up e o Opel Ampera. O citadino elétrico da Volkswagen e o da Opel não chegaram a completar o percurso. O e-NV200 Evalia é  que apresenta uma eficiência menor, 23.8 kWh/100km, ainda que se ressalve que se trata de uma viatura de maiores dimensões em relação aos outros sete concorrentes.


Nota: os resultados estão organizados por ordem de eficiência. Clique na imagem para ler o respetivo artigo de cada um dos modelos.

Partilhar