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E se a própria estrada reduzir a velocidade?

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 de Novembro, 2017

Esta ideia de um jovem português esteve em destaque na Web Summit, com a criação de uma estrada que reduz a velocidade dos carros e, além disso, gera energia para a sinalização luminosa e a iluminação pública.

Francisco Duarte, aluno de doutoramento em Sistemas de Transportes do Programa MIT Portugal na Universidade de Coimbra, esteve presente esta semana na Web Summit para apresentar a ideia da empresa PavNext. Trata-se de uma inovadora solução para um pavimento capaz de captar energia para gerar eletricidade e que pode ainda significar um importante avanço na segurança rodoviária. Ao criar o que está a ser descrito como uma “lomba tecnológica”, esta start-up cria uma estrada que reduz a velocidade dos carros. Segundo é explicado, este tipo de piso extrai energia cinética dos veículos, ajudando portanto na tarefa de diminuição da velocidade, sendo depois essa energia captada transformada em eletricidade para semáforos e postes de iluminação.

 

Após já ter sido galardoada com vários prémios como o “Inovação Segurança Rodoviária 2016” do ACP e o “Ideas From Europe” do IAPMEI, a empresa foi agora à conferência tecnológica apresentar esta tecnologia. Além de ser uma estrada que reduz a velocidade dos carros e oferece energia limpa como fonte de alimentação de sinais e iluminação pública, este pavimento revela ainda uma capacidade adicional, que é a de captação de dados para monitorização do tráfego. Isto poderá talvez significar, no futuro, a coordenação com os próprios sinais luminosos para reduzir engarrafamentos.

Pelo potencial de segurança rodoviária, este pavimento poderá ser aplicado em locais onde existe maior necessidade de obrigar os automobilistas a cumprir os limites de velocidade, como próximo de passadeiras, junto de escolas públicas ou zonas com maior número de atropelamentos. A PavNext já captou atenções pelo potencial desta ideia, e prepara-se para começar a realizar testes públicos à estrada que reduz a velocidade dos carros, estando na fase de captação de investimentos (no valor de 2,5 milhões de euros) para dar início a testes ao seu pavimento na zona de Cascais.

 

Fonte: TSF e Motor24

Foto: Motor24