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Premium alemães “ignoram” histórico salão americano

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 de Maio, 2018

Cada vez mais a vida se torna difícil para os organizadores das grandes reuniões automóveis internacionais, e agora é o segundo evento mais antigo desta natureza que viu confirmada a “nega” do triunvirato premium germânico para a próxima edição.

O NAIAS, nome pelo qual é conhecido o Salão de Detroit, tem já confirmadas três baixas de peso para a próxima edição. Após a Mercedes e a BMW, agora também a Audi confirmou que não vai estar presente no Cobo Center entre 12 e 27 de janeiro de 2019, o que significa que nenhum dos três maiores fabricantes premium mundiais estará na exposição. Enquanto os seus rivais e compatriotas justificaram a ausência pela proximidade com a CES, pois a feira de eletrónica em Las Vegas tem conseguido atrair mais público e notoriedade mediática, a marca dos quatro anéis indicou que as datas não estão alinhadas com o seu calendário de lançamento.

 

Nas mais recentes edições a Audi levou a este evento alguns trunfos bastante fortes, como foi a presença este ano do A7 Sportback e, especialmente, a revelação dos SUVS SQ5 e Q8 Concept em 2017. Mas num comunicado, explicou agora que “tivemos uma história longa e com sucesso no NAIAS, estreando incontáveis modelos que os consumidores da Audi adoram atualmente. Para 2019 decidimos que não vamos participar no NAIAS. Vamos continuar a avaliar os salões automóveis numa análise caso a caso baseada no calendário do nosso lançamento de produtos e o valor acrescentado dos salões numa perspetiva dos média e dos consumidores”. Outro dos grandes lançamentos recentes em Detroit foi também de outra marca premium alemã, pois este palco acolheu este ano a revelação do novo Mercedes Classe G.

A verdade é que cada vez são mais os fabricantes que decidem não marcar presença em grandes salões internacionais. Se antigamente eles eram palcos essenciais pelo contacto que ofereciam com os consumidores e a imprensa, hoje em dia até podem acabar por ter um efeito contrário. A utilização das redes sociais e a facilidade de contacto entre qualquer local do mundo significa que os salões automóveis podem até ter um efeito de “canibalismo” em que as apresentações de dezenas de novidades retira o interesse mediático que cada lançamento feito de forma separada.

 

No caso da NAIAS essa situação é ainda reforçada pela proximidade com o CES, que se vem tornando num evento fulcral para as grandes marcas. Estas duas situações ajudam a explicar como nos últimos anos faltaram ao grande evento da Motor City um conjunto de marcas que inclui ainda, além dos três premium germânicos, a Mazda, Mini, Volvo, Porsche, Mitsubishi e Jaguar Land Rover. A ausência tem ainda uma importância simbólica, pois algumas fontes apontam o Salão de Detroit como o segundo mais antigo evento deste tipo em todo o planeta.