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Preço dos carros aumenta em setembro, alerta a FCA

Texto: Miguel Policarpo
Data: 3 de Julho, 2018

O Grupo Fiat-Chrysler avisa que a entrada em vigor do ciclo de homologação WLTP, com o aumento da carga fiscal dos automóveis novos, pode fazer o custo dos automóveis subir. A solução pode passar pela revisão dos impostos.

Comprar um modelo da Alfa Romeo, da Fiat ou da Jeep, entre outras marcas do Grupo FCA, pode custar mais no início de setembro, avisou a própria empresa. O consórcio justifica esta situação com a entrada em vigor do novo ciclo de homologação WLTP – Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, que passará a ser obrigatório na União Europeia.

Substituindo o anterior procedimento NEDC (New European Driving Cicle), lançado em 1992, o WLTP oferece valores mais próximos da utilização quotidiana da viatura. O que, em comparação com as análises em laboratório, resulta num aumento dos registos de emissões de dióxido de carbono e, consequentemente, numa maior carga fiscal dos automóveis novos nesta área. Isso mesmo refere o Grupo FCA, indicando que, mesmo sem alterações no desempenho das viaturas, as emissões de CO2 podem registar aumentos de 20% a 30% mediante a análise do novo procedimento, “dada a maior fiabilidade dos novos testes e a maior aproximação à utilização real dos veículos no dia-a-dia”.


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A solução para evitar este aumento dos custos, que é transposto para os clientes finais, seria uma revisão fiscal. Mas a FCA recorda que ainda não foi tomada qualquer posição oficial por parte do Governo para mudar a legislação, no sentido de proceder a alterações das tabelas do Imposto Sobre Veículos (I.S.V.). Considerando que esta taza tem por base as emissões de CO2, o Grupo FCA admite portanto a possibilidade de um aumento do valor do PVP dos automóveis novos.

 

O consórcio italo-americano procurou, ainda assim, capitalizar antecipadamente com este previsto aumento, e informou que está agora em vigor uma nova campanha para a aquisição das suas viaturas. O Grupo FCA iniciou hoje uma campanha comercial, com o nome “Countdown Imposto”, para quem pondera comprar um automóvel da Alfa Romeo, Fiat ou Jeep, convidando os clientes a “usufruírem do atual contexto fiscal” em que, mesmo sem nenhum desconto imediato, a firma alerta para potenciais vantagens da aquisição dos automóveis já nesta altura.

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