Publicidade

Goodyear já usa soja nos seus pneus

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 de Setembro, 2017

Permitindo ganhos em termos ambientais e também ao nível da segurança, os pneus Goodyear com soja são mais um exemplo da procura contínua por materiais mais ecológicos na indústria automóvel.

A Goodyear anunciou ter dado início ao fabrico de pneus com óleo de soja, referindo tratar-se mesmo da primeira utilização comercial neste campo de um composto à base desta matéria prima. Além de significar a introdução de um material mais sustentável, esta inovação representa também benefícios ao nível da segurança, pois este material consegue uma maior amplitude de utilização ao revelar-se eficaz nas mais distintas condições atmosféricas. A introdução dos pneus Goodyear com soja demonstra também como o mundo automóvel continua à procura de reduzir a sua pegada ambiental com a utilização de materiais mais sustentáveis, como demonstram também outros projetos como a utilização do bambu e agave por parte da Ford.


Veja também: O pneu mais futurista do mundo


A Goodyear explica que as vantagens ambientais são oferecidas pelo facto deste material ser natural, rentável, neutro em termos de carbono e renovável. O óleo de soja oferece vantagens ao nível da produção, pois mistura-se mais facilmente com os compostos de sílica utilizados no fabrico de pneumáticos. Mas esta é também mais eficaz na principal tarefa deste componente, pois os pneus Goodyear com soja também significam maior ligação à estrada. Segundo é explicado, este óleo vegetal ajuda a manter a o borracha flexível quando ocorrem mudanças de temperatura, algo decisivo para garantir a máxima aderência nas diversas condições de piso, em asfalto seco ou molhado e mesmo nas mais desafiantes condições de inverno.

A companhia americana refere que estes pneus Goodyear com soja são mais um passo na pesquisa de novos materiais para os seus produtos. Além deste óleo, já anteriormente foram alcançados benefícios com as cinzas de casca de arroz, a fibra de carbono, a areia volcânica e até o kevlar, habitualmente utilizado nos coletes à prova de bala.