Peugeot e Renault empatadas na liderança do mercado nacional

Texto: Nuno Fatela

Em janeiro de 2017 as duas marcas gaulesas obtiveram precisamente o mesmo total de automóveis ligeiros de passageiros comercializados em Portugal.

Foram já revelados os números de vendas de automóveis em Portugal, que apresenta um crescimento de 9,5% em comparação ao período homólogo e um total de 18051 viaturas transacionadas. Este resultado foi fortemente impulsionado pelo crescimento de 26,3% na venda de comerciais ligeiros, para um total de 2572 unidades, enquanto nos ligeiros de passageiros a evolução foi de 7,8% para 15029 automóveis. Em tendência contrária está o mercado de viaturas pesadas, que apresenta um decréscimo de 10,7% para um total de 450 veículos comercializados.

Analisando o segmento mais representativo das vendas de automóveis em solo nacional, os ligeiros de passageiros, verifica-se o curioso facto de duas marcas francesas, a Peugeot e a Renault, partilharem a liderança, precisamente com o mesmo total de 1475 viaturas saídas dos seus concessionários. O lugar mais baixo do pódio ficou na posse da Mercedes, que, como tem sido hábito nos últimos anos, começou o ano “em alta” e totalizou 1441 viaturas transacionadas, apenas menos 34 unidades que os líderes. Muito perto ficou também a BMW, que transacionou 1320 viaturas, enquanto o Top-5 de vendas em solo nacional é encerrado pela Volkswagen, que comercializou 1218 ligeiros de passageiros.

Partilhar