Publicidade

Os próximos VW

Texto: Júlio Santos
Data: 7 de Janeiro, 2017

Depois de um ano que superou as expetativas, a Volkswagen tem prevista para 2017 uma importante ofensiva de produto, com um novo SUV, um coupé (quase) premium e a nova geração Polo.

 

A Volkswagen está de “regresso à estrada”. Depois de um ano a apagar o “fogo” causado pelo chamado Dieselgate, o que ainda assim não impediu o grupo alemão de consolidar a liderança de vendas na Europa, a marca vai lançar diversos novos produtos ao longo dos próximos meses.

O primeiro a chegar a Portugal será o renovado Golf VII que recebe a nova linguagem de estilo da marca, com destaque para a grelha dianteira e para os novos faróis. Por dentro, surgem novos equipamentos, como o “virtual cockpit” e novas funções de conectividade, enquanto ao nível da mecânica, destaca-se o bloco de 1,5 litros TSI (gasolina), com 150 CV. O lançamento em Portugal está previsto já para Março, altura em que a marca apresenta internacionalmente o Arteon.

Mais do que suceder ao Passat CC, o novo modelo  assume um posicionamento ainda mais sofisticado, algo que estará refletido no estilo da elegante carroçaria coupé, com cinco portas, mas, também, no conteúdo, sobretudo no arranjo interior e no equipamento. Neste caso destacam-se as novas funcionalidades de infoentretenimento e conectividade. A chegada a Portugal deve acontecer no Verão, com o Arteon a assumir um claro posicionamento de topo de gama também no que aos motores diz respeito; no lançamento a versão mais acessível deverá estar equipada com o novo 1.5 TSI de 150 CV, enquanto a oferta diesel estará a cargo do bloco TDI de 2.0 litros, com 190 CV e 240 CV. Para mais tarde está prevista, também, uma versão GTE (Plug-in Hybrid).

Já com o Verão a despedir-se deverá, entretanto, chegar a Portugal a versão de sete lugares do Tiguan, que vai adotar a designação Allspace. Terá por base a plataforma modular MQB que conserva a distância entre eixos mas vê o comprimento aumentar para permitir que no interior viagem, em pleno conforto, sete ocupantes e alguma bagagem (não muita, pois parte desse espaço será ocupado pelos dois assentos adicionais).

Em parte porque o Tiguan vai ter uma versão mais “encorpada” tal pode ser uma oportunidade adicional para um SUV mais pequeno: o T-Roc, que a AutoEuropa começa a produzir já em Abril, para ser comercializado a partir de novembro. O ponto de partida é a plataforma do Golf, mas o comprimento não deve ultrapassar os 4,2 metros o que, curiosamente, o aproxima bastante das dimensões do novo Polo cujo lançamento está previsto para o final do ano. Do T-Roc sabe-se que é grande a ambição da VW neste novo SUV, algo que estará refletido na ampla gama de motores com que será disponibilizado, onde se inclui o bloco a gasolina (TSI) de três cilindros e 1.0 litros de cilindrada, bem como versões diesel e até, um Plug-in Hybrid a lançar em meados de 2018.