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Os planos de Carlos Tavares para a Opel

Texto: Nuno Fatela
Data: 6 de Novembro, 2017

Está marcada para a próxima quinta-feira, 9 de novembro, a conferência de imprensa onde serão revelados os planos para o futuro da marca germânica, após a integração total no Grupo PSA. Mas já começam a circular os pontos da estratégia para a Opel.

Num dos principais negócios do mundo automóvel dos últimos anos, o Grupo PSA adquiriu a Opel à General Motors, o que significou a saída dos americanos do mercado europeu. Após ter confirmado em março que ia avançar para a compra, quando o Salão de Genebra abria portas, e ter concluído todas as negociações em agosto, começa agora o “trabalho duro” para completar a integração da Opel dentro da esfera do consórcio francês e para fazer regressar aos lucros a marca de Russelheim.

Reduzir o número de modelos e simplificar a gama
Apostar nos segmentos com margens de lucro mais elevadas
Ficar responsável pelo desenvolvimento dos modelos eletrificados no Grupo PSA, pois já conta com o Ampera-e
Neste ponto, o Centro Técnico de Russelsheim passa a ser a base de investigação para híbridos e elétricos do grupo liderado por Carlos Tavares
Integrar as suas aquisições com as do resto do consórcio francês, beneficiando das economias de escala
Atacar novos mercados onde a GM não estava presente. (Desde que Carlos Tavares entrou na PSA, os franceses têm apostado com mais força em áreas como o Médio Oriente e África)
Utilizar as plataformas, motores e transmissões do Grupo PSA, de forma a conseguir cumprir as metas de redução de emissões estabelecidas no continente europeu
Atingir o breakeven (sem lucros nem prejuízos) em 2019 e regressar aos lucros no ano seguinte, com uma margem operacional de 2%

Apesar de estar marcada apenas para a próxima quinta-feira a conferência de imprensa para a apresentação da estratégia, num evento onde o CEO da Opel, Michael Lohscheller, terá a companhia do líder máximo da PSA, Carlos Tavares, já começam a ser revelados alguns dos planos para a revitalização da Opel. Existem desde logo algumas semelhanças com o trabalho efetuado pelo executivo português quando assumiu a liderança do grupo que detém a Peugeot, Citroën e DS, e que passam pelo ataque a mercados emergentes e lucrativos, a aposta nos modelos com maior margem de lucro e simplificação da gama, e colher benefícios das economias de escala através das sinergias internas. O papel das fábricas será também essencial, pois recentemente, em visita ao centro de produção de Zaragoza, Carlos Tavares afirmou que as unidades fabris das marcas franceses eram mais eficientes do que as do novo emblema do consórcio. No caso da Opel, destaque ainda para o papel primordial que lhe foi dado na investigação e futura implementação dos modelos eletrificados no Grupo PSA.

Se quiser ficar a conhecer os planos do Grupo PSA para a Opel, pode seguir em direto no dia 9 de novembro, através do vídeo publicado mais abaixo, a conferência de imprensa do CEO Michael Lohscheller. Para saber as informações já reveladas, basta ver as legendas da galeria de imagens mais acima.

Fonte: Automotive News Europe