Publicidade

Os jipes mais importantes da história – Range Rover

Texto: Redação
Data: 27 de Maio, 2018

Range Rover – O inesperado conquistador

O nome deve-se ao facto do Range Rover estar garantidamente presente para sempre na história do Dakar. Afinal, foi este modelo lançado em 1970 que veio a vencer a edição inaugural, em 1979 pelas mãos de Alain Genestier, repetindo o triunfo em 1981 com Rene Metgé ao volante. A sua origem deve-se ao facto da Rover Company desejar criar um modelo mais longo que o Land Rover, tendo os primeiros protótipos começado a ser montados em 1967.

A evolução da Range Rover é sem dúvida um interessante caso de estudo e mostra também as várias etapas da vida do fabricante britânico onde está inserido. Começou por ser pensado como um off-road puro, tarefa que desempenhou durante os primeiros 25 anos. Mas quando a segunda geração foi lançada, em 1994, era a BMW que ditava leis no Grupo Rover, tendo decidido apostar neste modelo para os segmentos premium. Após mais uma etapa da sua vida sob a liderança do fabricante bávaro, a quarta geração lançada em 2012 mostra o sucesso da associação dentro da égide da Jaguar Land Rover, com uma crescente evolução das vendas.

Outro passo muito importante é a expansão da gama. Se antes o Range Rover era um simples modelo, agora podemos afirmar que é uma verdadeira família de propostas premium que significa exclusividade e luxo. E numa oferta que contempla algumas propostas bastante importantes de analisar.

Uma demonstração do luxo levado ao extremo é o exclusivo Range Rover SV Coupé, limitado a 999 exemplares e com um custo próximo dos 250.000€. Também entra nesta equação de exclusividade o Range Rover Evoque, com o seu Cabrio a ser o único descapotável do segmento SUV. As performances de topo não foram descuradas, e o Range Rover Sport SVR é o pináculo nessa vertente, com o seu motor de 575cv a permitir um disparo até aos 100km/h em apenas 4,5 segundos, um valor extremamente elogiável para um modelo com 2,3 toneladas de peso. Além disso, este conquistador também já prepara o futuro, com a chegada de duas versões híbridas para o Range Rover original e o Sport. E o mais recente Velar ganhou o prémio para o modelo com o melhor Design na edição dos carros mundiais do ano de  2017.