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Os híbridos mais vendidos em Portugal durante 2018

Texto: Nuno Fatela
Data: 14 de Maio, 2018

Os portugueses estão a apostar cada vez mais nos veículos elétrificados, e os resultados de vendas no início deste ano mostram que os híbridos já ganharam uma interessante fatia do mercado e continuam a crescer nas preferências. Numa lista que junta os híbridos “em série” e os modelos Plug-In, estes são os híbridos mais vendidos em Portugal durante 2018.

Seja por consciência ambiental, poupança económica graças aos consumos mais baixos ou outros razões, os híbridos continuam a crescer as vendas em Portugal. Os modelos com maior autonomia elétrica, os Plug-In que permitem a muitos condutores percorrer os percursos quotidianos sem sequer recorrer ao motor de combustão, viram as vendas subir 104,1% no primeiro trimestre de 2018 para um total de 792 unidades. Já os mais representativos modelos entre as motorizações alternativas, os híbridos em série gasolina/elétrico, evoluíram positivamente 68,5% para um total de 1476 unidades. Embora a combinação de todos os modelos híbridos e elétricos represente somente 3182 viaturas comercializadas, este registo corresponde já a uma interessante quota, próxima dos 5% de todo o mercado nacional entre janeiro e março (63229 viaturas transacionadas). Descubra agora quais são os híbridos mais vendidos em Portugal durante 2018

Toyota C-HR - híbrido em série gasolina-elétrico; 463 vendas (+47,9%)
Toyota Auris - híbrido em série gasolina-elétrico; 410 vendas (+65%)
Toyota Yaris - híbrido em série gasolina-elétrico; 367 vendas (+176%)
BMW Série 5 PHEV (530e) - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 144 vendas (+3500%)
Toyota RAV4 - híbrido em série gasolina-elétrico; 93 vendas (+220%)
BMW Série 3 PHEV (330e) - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 90 vendas (+3,4%)
Mercedes GLC Coupé PHEV (350e) - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 81 vendas (+237%)
BMW Série 2 PHEV (225 XE Active Tourer) - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 63 vendas (+14%)
Mercedes Classe C - híbrido em série diesel-elétrico; 57 vendas (-46%)
Mitsubishi Outlander PHEV - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 56 vendas (+7%)
Volvo XC60 - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 51 vendas (novo)
Mini Countryman - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 49 vendas (novo)
Lexus IS - híbrido em série gasolina-elétrico; 49 vendas (-3,9%)
Kia Niro - híbrido em série gasolina-elétrico; 43 vendas (+230%) * (foram ainda vendidos mais 18 Niro Plug-In)
Lexus CT - híbrido em série gasolina-elétrico; 38 vendas (+52%)
Mercedes Classe C - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 37 vendas (+12%)
Lexus NX - híbrido em série gasolina-elétrico; 37 vendas (+48%)
Mercedes Classe E - híbrido Plug-In Diesel-elétrico; 36 vendas (+157%)
Volkswagen Passat GTE - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 35 vendas (+16%)
Volvo V60 - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 30 vendas (-3%)
Toyota Prius Plug-In Hybrid - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 26 vendas (+62%) * (foram ainda vendidos quatro Prius+ e três Prius híbridos em série)
BMW X5 (40e) - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 17 vendas (+142%)
Porsche Panamera - híbrido Plug-In gasolina-elétrico; 15 vendas (novo)

O principal destaque desta lista vai, claramente, para o Toyota C-HR, que rapidamente conquistou as preferências entre os novos proprietários de híbridos. Com a aposta da marca nipónica nesta tecnologia a dar frutos, colocando-a como a força dominante nesta área do mercado, há que destacar ainda a interessante resposta dos consumidores às versões Plug-In dos BMW Série 5 e Série 3. Outra surpresa é o Mercedes GLC, que conquista o terceiro posto entre os automóveis “de ligar à tomada”.

* Esta lista contempla as propostas híbridas com maior volume de vendas a nível nacional, embora existam outros carros que também entram na estatística mas com valores mais residuais. Alguns deles são o Volkswagen Golf GTE, o Hyundai Ioniq, o BMW i8, o Volvo XC90, o Audi Q7, o Range Rover Sport ou o Lexus GS.