Os carros que chegam em 2018

São muitas as novidades que vão ser lançadas ou estar finalmente nas estradas durante 2018. Numa lista repleta de modelos bastante aguardados, merecem destaque os muitos SUVS e os desportivos que estão já confirmados…

Ano novo significa sempre esperanças redobradas por parte das marcas relativamente ao mercado. 2018 não é diferente, e são muitos os planos que foram já sendo conhecidos. Deixando de fora vários rumores, como os relativos às atualizações do Porsche Macan, VW Touareg e Mercedes Classe C, e propostas como o Range Rover Velar SVR, por falta de informações, ou ainda o renovado Mazda6 (este por ausência de dados sobre o momento de introdução) esta é, ainda assim, uma lista repleta de modelos que não pode perder. Confirmando a crescente aposta dos fabricantes nos SUVS, e também que vão continuar a ser lançados desportivos de perder o juízo, aqui estão as muitas novidades que devem ser conhecidas ou chegar finalmente ao mercado em 2018.

Janeiro
Ford Fiesta Active - A versão mais aventureira e de “calças arregaçadas” com proteções inferiores do best-seller da oval azul deve chegar no início de 2018
Jaguar E-Pace – O segundo SUV da Jaguar, que mostrou as suas capacidades logo no momento do lançamento com uma espetacular pirueta, está quase a chegar…
Range Rover + Range Rover Sport – As gamas com motores de combustão dos renovados RR devem ser lançadas ainda este ano, mas a estreia dos híbridos na marca deverá ser um dos destaques do princípio de 2018
Porsche 911 Carrera T – A segunda versão destinada aos puristas da marca alemã recupera uma designação de 1968 e vai debitar 370 cv e 450 Nm
Porsche 911 GT2 RS – É o mais aguardado dos Porsche neste momento, ou não fosse ele o mais potente 911 de sempre e o atual recordista de Nurburgring. Se quiser saber o que ele vale, leia a Turbo 435
Rolls-Royce Phantom – A oitava geração de um dos pináculos do luxo automóvel, a transportar com toda a opulência requintados passageiros desde 1925, vai elevar ainda mais a fasquia
BMW M5 – O desportivo de 600CV promete esmagar o asfalto à sua furiosa passagem a partir do início do próximo ano. Como a data exata ainda não é conhecida, deixamos aqui o nosso desejo. Que chegue o mais rápido possível, de preferência logo em janeiro.
Fevereiro
Audi RS4 Avant – As encomendas já abriram para o mercado europeu, mas apenas será possível encontra-lo nas estradas em 2018.
BMW i3 + BMW i3 S – O restyling, e introdução da versão mais desportiva, do elétrico premium está marcada para 2018. Estará disponível com 184cv.
Lamborghini Aventador S Roadster – Apresentado em setembro, o mais poderoso dos descapotáveis V12 de Sant’Agatta Bolognese tem 740CV e 690Nm, estando nas estradas em fevereiro de 2018.
Volkswagen Up! GTi – Ainda não existe a confirmação oficial sobre a data de chegada, mas este supervitaminado citadino, com 113cv e 200Nm, pode estar muito perto de começar a acelerar…
Ford Ecosport – Já testado pela Revista Turbo, um artigo que pode ler na próxima edição 436. Após ter perdido a roda sobressalente na traseira, agora vê os seus interiores renovados e com a utilização de materiais de qualidade superior.
Primavera
Mercedes Classe A – Poderá ser apresentado já no Salão de Genebra de 2018 e com várias novidades para a gama. Isto porque se fala de uma carroçaria sedan e de um híbrido para fortalecer a gama.
Audi A7 Sportback – O já conhecido coupé da gama A7 deve ganhar depois uma versão desportiva S e um híbrido e-tron
Bentley Continental GT – Mais elegante e com mais dinâmica, o novo Continental GT promete apelar ainda mais ao coração (e às carteiras) dos clientes da marca.
BMW X2 – A primeira aparição em público do mais pequeno dos SUVS da BMW (sim, tem um comprimento inferior ao X1) está marcada para o Salão de Genebra, de onde vai acelerar diretamente para o mercado.
Lamborghini Urus – Era um dos carros mais aguardados de 2017 e não defraudou as expetativas. O Super SUV chega em março aos clientes, mas espera-se que ainda antes vá até Nurburgring mostrar de que fibra é feito!
Opel Grandland X – O maior dos SUVS da marca germânica, que está a entrar numa nova fase sobre a liderança de Carlos Tavares e da PSA, vem alargar a ofensiva da marca neste segmento com uma proposta destinada ao segmento C.
Mitsubishi Eclipse Cross – Abril marca a chegada do novo SUV da Mitsubishi, que pagará Classe 1 nas portagens nas versões com tração dianteira.
Volvo XC40 - O SUV-Compacto, responsável pela estreia da marca sueca nesta área do mercado, é considerado fulcral para o crescimento da marca. Até já esteve em Portugal, durante o Volvo Ocean Race, mas será comercializado a partir do final do primeiro trimestre.
Skoda Karoq – Já que estamos a falar de SUVS, aqui fica mais um, com este novo Karoq a fazer companhia ao grande Kodiaq na gama do fabricante checo. Foi já testado pela Turbo, na edição nº 435
Citroën C4 Cactus – Este rebelde do double-chévron está agora mais adulto, mas ainda mantém alguns laivos de irreverência. Responsável por uma série muito interessante de modelos da marca, acompanhado dos C3 e C3 Aircross, ganha nova vida em abril.
Mercedes CLS – O coupé já está disponível para encomenda (após a estreia no Salão de Los Angeles), mas as entregas devem começar no mês de março.
Ferrari Portofino – É o substituto do California no “estábulo” do Cavallino Rampante, e vai recorrer a um V8 3.9L biturbo com 600 cv e 760 Nm.
Ferrari FXX-K Evo – Existem marcas capazes de fazer ainda mais extremos os mais loucos automóveis. É o caso do emblema de Maranello, que vai dar ainda mais capacidades a esta versão exclusiva para pistas do LaFerrari
Jeep Grand Cherokee TrackHawk – Este é o mais poderoso SUV americano de produção, recorrendo ao mesmo motor dos Charger Demon e Challenger Demon, com 707CV. Promete fazer corar de vergonha quase todos os outros SUVS quando encontrar uma linha reta…
Renault Mégane RS – Com o tempo a aquecer, a Renault vai elevar ainda mais a temperatura com a evolução do seu compacto desportivo de referência. Desvendado no Salão de Frankfurt, verá também em 2018 a chegada da versão Trophy.
Alpine A110 – Deve estar no mercado em maio de 2018 o coupé que assinala a ressureição da mítica marca francesa. Com um motor de 252CV e uma plataforma com utilização intensiva do alumínio, ele vai disparar até aos 100 km/h em 4,5 segundos
Aston Martin DB11 Volante – A versão descapotável do fascinante desportivo britânico vai chegar na altura certa, quando os dias se tornam maiores, o tempo aquece, a chuva começa a escassear e aumenta a vontade de andar com os cabelos ao vento…
Audi Q8 – Antevisto em concept este ano, o novo SUV topo de gama da marca de Ingolstadt deve ser uma das maiores novidades da primeira metade do próximo ano. Maio é apontado como a provável data de revelação.
BMW M3 CS – As encomendas vão abrir em janeiro e a produção arranca em março na fábrica de Regensburg. Dois meses mais tarde os sorrisos de muitos fãs da marca bávara devem alargar-se, ao poder desfrutar do potencial deste M3 Coupé Sport de 460CV.
Volkswagen Polo GTI - Se, como o Clã, você e os seus amigos têm o sonho de ter um GTI, o Polo mais potente de sempre chegará no final do primeiro semestre.
Dacia Duster – Já testado na Turbo 436, que chegará brevemente às bancas, não existe ainda confirmação exata sobre a data de chegada. No entanto, o resistente SUV da Dacia deve chegar ao mercado ainda no primeiro semestre.
BMW Z4 – O novo desportivo bávaro, desenvolvido em conjunto com o futuro Toyota Supra, será revelado no próximo Verão. Após o surgimento do concept da foto, a expetativa para esse momento aumentou ainda mais
Verão
Aston Martin Vantage – O segundo desportivo do novo plano de produção do fabricante de Gaydon promete igualar, ou até mesmo elevar, a fasquia colocada pelo DB11. Terá 510CV e 685Nm e alcançará os 314 km/h
Bentley Bentayga PHEV – Esta será a versão híbrida de Plug-In do SUV da Bentley. O primeiro modelo eletrificado da marca é uma opção destinada aos que procuram aliar os mais altos patamares de luxo com um pensamento ecológico.
Audi Q3 - A segunda geração do modelo chega ao mercado no segundo semestre, devendo crescer no tamanho de forma a diferenciar-se do Q2. Também terá um reforço na componente tecnológica
BMW X4 – O SUV-Coupé, que partilha elementos com o X3, deve entrar numa nova geração durante o Verão de 2018. Será fabricado com a plataforma modular CLAR, o que irá também garantir uma redução do peso.
Ford Focus – A nova geração está já em desenvolvimento, e apesar de manter praticamente inalteradas as dimensões exteriores, as maravilhas das novas plataformas devem potenciar o espaço a bordo. Pouco depois chegam as versões mais desportivas ST.
Jaguar XE SV Project 8 – Já está a acelerar por Nurburgring e com o resultado à vista: o mais rápido quatro portas de sempre no traçado germânico. Para os que vão estar ao volante da produção limitada, será preciso esperar até ao próximo Verão
Jaguar I-Pace – O SUV elétrico da marca britânica do felino deve ver a luz do dia no próximo Salão de Genebra, em março. Mas será depois preciso esperar mais algum tempo até que este modelo comece a rivalizar com o Model X e outros modelos no mercado.
Jaguar F-Pace SVR – Como indica a sigla no final do nome, esta será a mais potente versão do SUV. Sob o capot deve estar um V8 5.0L para o fazer voar baixinho sobre o asfalto.
Maserati Levante GTS – A versão de performance do SUV transalpino deve queimar borracha a partir do próximo Verão. Sob o capot deve estar um motor com origem Ferrari e mais de 500CV.
Scuderia Cameron Glickenhaus SCG 004S – Recentemente revelado, espera-se que este desportivo de 650CV e 720Nm promete arrebatar os que são fãs dos desportivos puros, que não estão contaminados por ecrãs, botões e outras coisas que um piloto despensa.
Toyota Yaris GRMN – Era esperado que a revelação da versão desportiva do Yaris, beneficiando do know-how obtido este ano no WRC, fosse desvendada ainda em 2017. As últimas informações apontam que, após a revelação, a limitada produção comece a ser entregue no Verão de 2018.
Outono
Aston Martin Vanquish – Após o DB11 e o Vantage, espera-se que o terceiro modelo do plano de produto da marca venha a ser apresentado perto do terceiro trimestre de 2018. O futuro rival do Ferrari 812 Superfast pode superar a fasquia dos 600CV
Audi e-tron – Promete ser a verdadeira afirmação das intenções da marca no campo da mobilidade elétrica. O SUV deverá rivalizar com propostas como o Jaguar I-Pace e o Tesla Model X e ganhará depois companhia de um Sportback
Mercedes-AMG GT de quatro portas – Já antevisto em concept, poderá ser apresentado no Salão de Paris de 2018 o futuro rival para o Porsche Panamera. Caso venha a manter a aparência do protótipo, promete ser concorrência bem forte!
Range Rover Discovery SVX – Foi apresentado como a mais poderosa versão para o SUV britânico, sendo fabricada pela divisão de personalização e veículos especiais da marca, a SVO. Terá sob o capot um bloco V8 de 525CV, a que junta novos atributos para potenciar as capacidades off-road.
Inverno
BMW Série 8 – O futuro topo de gama da marca bávara, já antevisto na versão conceptual que encontra nas fotos, promete elevar ainda mais a exclusividade que já se pode encontrar no atual Série 7.
BMW X7 – Já que falamos de versões de topo para o fabricante com sede em Munique, aqui fica mais um modelo. Também já mostrado como protótipo, é grande a expetativa…
Audi SQ8 – Após a chegada do SUV de topo da marca dos quatro anéis, perto do final do ano poderá ser conhecida a variante mais potente e desportiva. Foi antevista pelo concept desportivo do Q8 que esteve no Salão de Genebra de 2017
Infiniti QX50 – Após a estreia no mercado americano, este sedan premium deve “saltar” o Atlântico e chegar à Europa em 2018. A marca de luxo da Nissan não está presente em solo nacional, mas o modelo merece referência pelo motor com taxa de compressão variável.
Rolls-Royce Cullinan –Recebeu o nome do maior diamante do mundo e o SUV da Rolls-Royce promete ser uma verdadeira preciosidade. Já foi caçado em testes pela Revista Turbo. Isto sim é terminar em beleza.

(Devido às fontes utilizadas, referentes a outros mercados, podem existir algumas discrepâncias nas datas de chegada agora anunciadas e que venham efetivamente a confirmar-se para solo nacional para alguns modelos).

Partilhar