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Conheça os campeões da Porsche em Le Mans

Texto: Diogo Borges
Data: 17 de Junho, 2017

Ninguém na história de Le Mans conseguiu ultrapassar a meta em primeiro tantas vezes como a Porsche. Foram 18. A estreia no lugar mais alto do pódio foi em 1970. Em 2017 o colosso germânico procura a 19ª vitória com as mesmas armas de sempre: paixão, voracidade, e conhecimento técnico. Prestes a iniciar-se mais uma batalha de 24 horas, a Turbo recorda os protagonistas de uma história cheia de emoções e vitórias, apresentando-lhe os campeões da Porsche em Le Mans.

Porsche 917K - 1970
Motor de 12 cilindros boxer refrigerado a ar, 4.5 ou 4.9 litros, 600cv. 362 km/h de velocidade máxima.
Porsche 917K - 1971
Motor de 12 cilindros boxer refrigerado a ar, 4.5 ou 4.9 litros, 600cv. 362 km/h de velocidade máxima.
Porsche 936 - 1976
Motor 6 cilindros boxer turbo refrigerado por ar, 2.1 litros, 620 cv. 50 km/h de velocidade máxima.
Porsche 936 - 1977
Motor 6 cilindros boxer turbo refrigerado por ar, 2.1 litros, 620 cv. 50 km/h de velocidade máxima.
Porsche 935K - 1979
Motor 6 cilindros boxer biturbo refrigerado a ar, 3.2 litros, 750 cv. 350 km/h de velocidade máxima.
Porsche 936 - 1981
Motor 6 cilindros boxer turbo refrigerado por ar, 2.1 litros, 620 cv. 50 km/h de velocidade máxima.
Porsche 936 - 1982
Motor 6 cilindros boxer turbo refrigerado a ar, 2.65 litros, 630 cv. 372 km/h de velocidade máxima.
Porsche 956 - 1983
Motor 6 cilindros boxer turbo refrigerado a ar, 2.65 litros, 630 cv. 372 km/h de velocidade máxima.
Porsche 956 - 1984-85
Motor 6 cilindros boxer turbo refrigerado a ar, 2.65 litros, 630 cv. 372 km/h de velocidade máxima.
Porsche 962C - 1986
Motor 6 cilindros boxer biturbo refrigerado a ar ou por água, 2.65, 2.9 e 3.0 litros, 680 cv. 370 km/h de velocidade máxima.
Porsche 962C 1987
Motor 6 cilindros boxer biturbo refrigerado a ar ou por água, 2.65, 2.9 e 3.0 litros, 680 cv. 370 km/h de velocidade máxima.
Porsche 962C 1994
Motor 6 cilindros boxer biturbo refrigerado a ar ou por água, 2.65, 2.9 e 3.0 litros, 680 cv. 370 km/h de velocidade máxima.
Porsche TWR 1996
Motor 6 cilindros boxer biturbo refrigerado a água, 3.2 litros, 580 cv. 325 km/h de velocidade máxima.
Porsche TWR 1997
Motor 6 cilindros boxer biturbo refrigerado a água, 3.2 litros, 580 cv. 325 km/h de velocidade máxima.
Porsche 911 GT1 1998
Motor 6 cilindros boxer biturbo refrigerado a água, 3.2 litros, 550 cv. 350 km/h de velocidade máxima.
Porsche 919 Hybrid 2015
Motor térmico V4 turbo, 2.0 litros, 500 cv, que move as rodas traseiras; motor eléctrico de mais 00 kW (408 CV), que move as dianteiras. 350 km/h.
Porsche 919 Hybrid 2016
Motor térmico V4 turbo, 2.0 litros, 500 cv, que move as rodas traseiras; motor eléctrico de mais 00 kW (408 CV), que move as dianteiras. 350 km/h.
Todos os carros da Porsche que venceram Le Mans.

São 18 vitórias desde 1970 e um legado a manter. Por esta altura a Porsche faz os últimos preparativos para a prova mais dura do World Endurance Championship (WEC), com o seu 919 Hybrid bem posicionado para se tornar o quarto tri-campeão da marca.

Aqui vamos ver como a engenharia avançada da Porsche corre nos genes de todos os seus carros, alguns dos quais viriam a marcar a história de Le Mans em diversas ocasiões. O tetra-campeão 956 impôs a sua lei em 1982, 1983, 1984 e 1985; e os tri-campeões 936 e 962 fizeram-no em 1976, 1977 e 1981, e em 1986, 1987 e 1994, respectivamente. Actualmente, o 919 Hybrid está a forjar a sua própria lenda, perseguindo a terceira vitória consecutiva, depois dos triunfos de 2015 e 2016.

Conheça a história dos campeões da Porsche em Le Mans e aproveite para ver todas as especificações dos mesmos na fotogaleria:

Porsche 917 KH, vencedor em 1970 e 1971

Este modelo tem a honra de ter dado à Porsche a sua primeira vitória de sempre nas 24 horas de Le Mans, com Hans Hermann e Richard Attwood ao volante. Tornou-se num automóvel de vulto e um dos carros mais apreciados pelos fãs do automobilismo com o contraste entre a sua beleza e carácter lendário, fruto da sua potência e ligeireza, a ser um grande factor para esse deslumbre.

E sim, caro leitor. É o protagonista do filme ‘Le Mans’, com Steve McQueen. Esse era, aliás, um protótipo com apenas um metro de altura e um bruto motor de 12 cilindros, e 4.5 litros refrigerado a ar. Não há como enganar: o 917 KH foi criado para arrancar alcatrão das pistas do Campeonato do Mundo de Construtores daquela época e para lutar pela vitória em Le Mans. Assim foi. Em 1970 o KH, cujo nome remetia para a expressão Kerzheck (cauda curta) venceu sete das oito provas em que participou, incluindo a corrida de endurance mais famosa do mundo.

Em 1971 a aerodinâmica do carro foi melhorada e o material do chassi alterado para magnésio de forma a ser mais leve. Nesse ano, com um motor de 4.9 litros e 600cv, o carro alcançou um recorde de 397 voltas e uma distância de 5.335.313 km, uma marca que duraria 40 anos.

Se quiser ver a nu este motor, poderá encontrar neste link o vídeo para a restauração, num timelapse de três minutos, do motor do Porsche 917.

Porsche 936, vencedor em 1976, 1977 e 1981

Três vitórias do 936, com igual número de triunfos para o belga Jackie Ickx. Contava com o motor de um Porsche 935: um carro da categoria GT do Grupo 5, por sua vez baseado num 911. Este era seis cilindros boxer de alumínio, turboalimentado e refrigerado a ar, com 2142 cc de cilindrada. Parece pouco, mas tem três Le Mans no palmarés!

A perícia da equipa Porsche mostrou a toda a competição o futuro do desporto motorizado com a introdução destes motores turboalimentados que envergonhavam qualquer F1 em termos de eficácia, rendimento e consumos.

Em 1981, a equipa alemã chegou à conclusão de que era altura de mudar alguma coisa e introduziu melhorias no chassi e motor, evoluindo para um 2.65 litros de 620 cv. O resultado? Nova vitória de Ickx.

Porsche 935 K3, vencedor em 1979

Facilmente reconhecível, o Porsche 935 K3 tinha um motor de 6 cilindros boxer turbo de 3.0 litros cujas primeiras versões debitavam 600 cv.

Durante a segunda metade da década de 70 e início da década de 80, o 935 dominou as corridas de resistência em todo o mundo, tendo, lamentavelmente, Le Mans como “besta negra”. Mas 1979 foi o ano do 935 tirar a barriga de misérias na mais mítica de todas as provas e ocupou os três lugares do pódio. Foi neste ano que o actor Paul Newman ocupou o segundo lugar, acompanhado por Rolf Stommelen e Dick Barbour. 

Porsche 956, vencedor em 1982, 1983, 1984 e 1985

A recém criada categoria grupo C marcou o começo de uma Era dourada para a Porsche nas corridas de resistência. Por isso o 956 é a estrela entre os campeões da Porsche em Le Mans, com um incrível tetra conquistado de seguida. O segredo para o sucesso estava no comportamento do automóvel em pista e no seu motor de 6 cilindros boxer turbo de 2.65 cilindros que debitava 630 cv e consumia muito pouco combustível. Outra jogada de mestre da equipa de engenheiros da Porsche, portanto…

O êxito nas provas do campeonato mundial de 1982 foi tão evidente que todas as equipas privadas queriam um 956 na grelha de partida. Não é, por isso, surpreendente que no ano seguinte as primeiras oito posições de Le Mans foram ocupadas pelo mítico tetra-campeão.

Porsche 962C, vencedor em 1986, 1987 e 1994

Antes de conseguir a sua primeira vitória em Le Mans, o Porsche 962C vinha em ascendente no panorama do endurance, tendo conquistado vitórias em provas tão importantes como as 24 horas de Daytona e as 12 horas de Sebring… quatro vezes cada uma. Em 1986, a concorrência  acabou por não resistir e viu rendida a coroação de um novo soberano, dando ao 962C a glória de pertencer à ilustre classe dos campeões da Porsche em Le Mans.

Em 1987 os Jaguar fizeram-lhe frente, mas os engenheiros da Porsche anteciparam-se e puxaram o motor de 2.9 litros do 962C aos 680 cv.

Até ao final da década, o então bi-campeão de Le Mans seguiu conquistando todo o tipo de campeonatos e corridas de resistência sem saber que o destino lhe guardava mais uma vitória onde mais interessava. Foi em 1994 que a Dauer Racing criou uma versão que pudesse entrar na categoria GT1. Gerida pela equipa Joest, com a precisosa ajuda da Porsche, e com pilotos experientes como Yannick Dalmas, Hurley Haywood e Mauro Baldi, o 962C impôs-se uma última vez na prova de resistência mais exigente do mundo. Foi a 13ª vitória da Porsche no circuito.

WSC Spyder, vencedor em 1996 e 1997

Com o desaparecimento do Grupo C, a Porsche voltou atenções para as categorias GT2 e GT1. Em paralelo, associou-se à TWR para criar um carro dentro da classe LMP1 – modelo que recebeu um motor de 6 cilindros boxer biturbo refrigerado a água (herança do 962C), onde encaixavam 580 cv.

A parceria resultou em dois triunfos seguidos nas 24 horas de Le Mans, e destaca-se um nome entre os pilotos, Tom Kristensen. O Senhor Le Mans (que este ano vai estar na Eurosport a comentar a prova) obteve em 1997 com este Porsche o primeiro de nove triunfos que o tornam no “rei” dos pilotos na mais mítica prova de resistência.

Porsche 911 GT1, vencedor em 1998

Este 911 GT1 era nada mais nada menos do que a evolução do tetra-campeão 962C. O motor foi convenientemente melhorado de forma a aumentar a eficácia e, evidentemente, a adaptá-lo à categoria. Debaixo do capô estava um motor de 6 cilindros boxer biturbo de 3.2 litros com 600 cv. O novo 911 GT1 estreou-se em 1996 nos treinos livres de Le Mans e em poucos minutos ficou assente que ali estava um diamante bruto.

No entanto, a vitória só chegou em 1998 com a versão evoluída GT1-98 que superou os rivais Toyota e Mercedes, alcançando a vitória número 16, e tornando-se no último dos campeões da Porsche em Le Mans do século XX.

Porsche 919 Hybrid, vencedor em 2015 e 2016

Havia passado mais de dez anos desde a última participação oficial da Porsche em Le Mans sem nunca a marca ter perdido o apetite pelo lendário circuito. Ano após ano a Porsche pensava em regressar; ano após ano chegavam à conclusão de que não havia condições. Mas a chegada dos protótipos LMP1 híbridos veio mudar o jogo e impôs um repto ao gigante adormecido.

Depois de ter anunciado o regresso, em Junho de 2012, a Porsche voltou ao activo na temporada de 2014, dezasseis anos após a sua última participação oficial. Para atacar o asfalto galês, a marca apresentou o inovador Porsche 919 Hybrid com um motor V4 de 2.0 litros turbo, que alimenta as rodas traseiras, e um potente motor eléctrico, que se encarrega das rodas dianteiras. O sistema de recuperação de energia que o emblema de Estugarda implementou é absolutamente notável: trata-se de um sistema de dupla recuperação de energia, fazendo-o tanto através da travagem como da aceleração.

O 919 Hybrid desfrutou de algum sucesso imediato durante essa temporada, em 2014, conseguindo um quarto lugar em Le Mans, seis pódios e uma vitória no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. Mas foi em 2015 que os fãs da marca alemã finalmente tiveram o momento pelo qual tanto esperaram: a Porsche voltou a voar mais alto em Le Mans com o 919 Hybrid a passar a meta em primeiro. Pilotado por Earl Bamber, Nico Hulkemberg e Nick Tandy, o modelo repetiu o triunfo em 2016.

Este ano, já conquistou três pódios antes de nova aventura no circuito de Le Mans, onde o Porsche Hybrid 919 irá certamente conseguir um lugar na história caso vença pela terceira vez consecutiva a corrida mais dura do mundo. Se quisere saber mais sobre esta máquina, leia o nosso artigo com os principais números do Porsche 919 Hybrid.