Publicidade

Opel GT Concept revelado

Texto: Nuno Fatela
Data: 27 de Janeiro, 2016

Com estreia em público no Salão de Genebra, em março, o GT concept demonstra “como serão os desportivos do futuro”.

Seguindo a tradição do original Opel GT e do Monza Concept, o fabricante germânico revelou um novo protótipo que anuncia o seu “design inovador e emocional” para o futuro. Como o GT Concept anunciado para o Salão de Genebra comprova, esta será efetivamente uma nova filosofia de estilo para a marca de Russelsheim, “centrando o automóvel no plano emocional”, sendo definido como um desportivo à frente no seu tempo. Este caráter futurista verifica-se pela ausência de elementos habituais como os puxadores das portas, os retrovisores ou as escovas de para-brisas.

 

Uma “máquina de condução dinâmica”, indica a Opel, essa vertente é espelhada pela linha de assinatura a vermelho, enquanto os pneumáticos da mesma cor são uma das únicas referências ao passado, prestando homenagem à Motoclub 500 de 1928. No entanto o Opel GT Concept é apresentado como “um automóvel com uma identidade moderna, sem sinais de design retro”, com um dos dos seus traços mais futuristas a ser, porventura, a genuína integração entre os vidros e as portas, eliminando a habitual linha de cintura nas laterais e criando uma imagem mais homogénea.

 

Sob o capot alongado está alojado o bloco 1.0 Turbo de 145CV e 205Nm, numa configuração de motor em posição dianteira-central, caixa sequencial e tração à retaguarda. Com um centro de gravidade bastante baixo e um peso inferior a 1000kg, apesar de utilizar apenas um bloco tricilíndrico o Opel GT consegue acelerar até aos 100km/h em menos de oito segundos e tem uma velocidade máxima de 215km/h.