Opel GT celebra 50 anos: “só voar é melhor…”

Texto: Miguel Policarpo
Data: 15 Abril, 2018

O icónico Opel GT celebra 50 anos. Meio século assinalado pela marca de um dos seus modelos mais emblemáticos e fascinantes de sempre.

Recuamos a 1968, precisamente há 50 anos, ano em que o Opel GT entrou em produção, acompanhado pelo slogan “Só voar é melhor”. Antecipava-se desde logo um desportivo emblemático que apenas em cinco anos de produção fez furor. Para assinalar a data, a marca do raio preparou um programa de comemorações que se inicia em maio, com a participação na feira alemã de automóveis clássicos ‘Bodensee-Klassic’. Meio século de glória para um modelo carismático.

A história começou até antes de 1968, no Salão de Frankfurt de 1965. As linhas eram ousadas para a época, de um modelo de dois lugares com um perfil esguio, uma dianteira rasteira, faróis escamoteáveis e uma retaguarda com um desenho original. Foi apresentado como um protótipo, sendo até o primeiro concept apresentado por uma marca alemã. O lendário Opel GT foi autoria de Erhard Scnell e da sua equipa de designers.

“No começo era apenas um projeto de estilo. O meu chefe não tinha dito nada à administração mas quando se aproximou a conclusão do trabalho teve de o fazer. Estávamos apreensivos porque era a primeira vez que mostrávamos aquela nossa
criação tão irreverente. Mas o receio durou pouco porque toda a gente aplaudiu
espontaneamente. Ficaram verdadeiramente entusiasmados”, conta Schnell. E agradece-se a ousadia. O Opel GT foi desde logo bem recebido pelo público.

Inicialmente, o modelo era oferecido com duas motorizações à escolha: o acessível bloco 1.1 proveniente do Kadett, capaz de debitar 60cv de potência, e outro mais potente, o 1.9, que atingia 90cv de potência. O GT 1900 destacou-se pelas performances impressionantes para a época – acelerava dos 0 aos 100 km/h em 11,5s e atingia os 185 km/h de velocidade máxima.

O Opel GT esteve em produção até 1973, tendo o fabricante alemão produzido 103.463 unidades em cinco anos. Separadas por 34 anos, a segunda geração chegou em 2007 e terminou em 2009, apesar de no ano seguinte, em 2010, a Opel ainda tenha produzido duas unidades do modelo.

Foi revelado em 2016 o Opel GT Concept.

Partilhar