Publicidade

Redefinir o segmento: Renault Grand Scénic

Texto: Francisco Correia
Data: 21 de Março, 2017

Depois das novidades divulgadas na sua gama de SUVs e crossovers no Salão de Genebra, a marca francesa lança o novo Grand Scénic, que pretende revolucionar o mundo dos monovolumes. Com Via Verde, paga Classe 1 nas portagens.

Já chegou ao nosso país a quarta geração do Renault Grand Scénic. Este novo monovolume de 7 lugares mantém os seus atributos de espaçoso, modular, eficiente e económico, que alia a novidades no design, na implementação de tecnologias e na gama de motorizações, procurando desta forma cumprir o objetivo estabelecido pela marca de redefinir o segmento.

A carroçaria do novo Renault Scénic, semelhante ao modelo Espace, chama logo à atenção com novas linhas mais atraentes, nova pintura bi-tom e notáveis jantes de 20’’ disponíveis de série. À dianteira surgem os novos e distintivos faróis assinados em ‘C’ com a tecnologia LED Pure Vision e na retaguarda as luzes produzem um efeito 3D que recorrem ao engenho Edge Light. O conforto é o objectivo a atingir no interior (que tem 5 opções de cores). Os bancos dianteiros são compostos por espuma de alta densidade, têm oito opções de regulação eléctrica e ainda funções de massagem e aquecimento. Ainda na frente do habitáculo, o assento do passageiro pode ser convertido numa mesa plana em algumas versões, destacando a modularidade do monovolume. Para o condicionamento de cargas mais volumosas no veículo, que regista 63 litros de espaços de arrumação e 596 litros de capacidade no porta-bagagens, basta utilizar o “One Touch Folding” no infotainment R-Link2 ou nos botões na mala para efetuar o rebatimento automático dos bancos traseiros. A consola central é deslizante e conta com uma mescla de novos compartimentos tais como o apoio de braço e ainda tomadas USB, jack e 12v para todos os passageiros.

Equipado com a tecnologia R-LINK 2, o novo Renault Grand Scénic recorre a um ecrã retráctil a cores de 8,7’’ em cima do tablier, que informa ao condutor dados relacionados com a navegação, velocidade, sinalização e avisos para cumprir distâncias de segurança. Este sistema contempla ainda outras funções como a navegação 3D, telefone, aplicações, rádio (conectado ao sistema áudio BOSE Surround), ar condicionado e correio electrónico. Associado ao R-LINK 2, a tecnologia MULTI-SENSE oferece uma viagem pelos modos de condução deste novo monovolume: Normal, Eco, Confort, Sport e Perso. Estas opções conferem os níveis de suspensão, direcção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, ambiente do habitáculo e rapidez das passagens da caixa (no caso das versões equipadas com a caixa de velocidades EDC de dupla embraiagem).

O novo Renault Grand Scénic está disponível com três motorizações diesel à escolha. Uma delas é o Energy dCi 160 EDC twin-turbo conectado a uma dupla embraiagem EDC de seis velocidades, com uma potência de 160CV e um binário de 360Nm, que regista 200km/h de velocidade máxima, atinge os 100km/h em 10,7 segundos aliados a consumos de 4,7L/100km. Outra opção é o Energy dCi 130 que, já conhecido da gama Mégane, está disponível apenas com uma caixa manual de 6 relações. Por último, poderá optar pelo motor Energy dCi 110 que surge conectado a uma caixa automática de dupla embraiagem EDC, com sete velocidades. Este novo monovolume está à venda nos concessionários a partir de um valor de 35,440€ com 5 anos de garantia da marca. Se estiver equipado com Via Verde, será taxado nas portagens nacionais como um veículo Classe 1.