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O novo VW Polo

Texto: Marco António
Data: 13 de Setembro, 2017

O novo VW Polo está cada vez mais próximo do VW Golf, de quem herda a mesma plataforma (MQB) na sua versão mais pequena. Maior que o seu antecessor ele contém imensas novidades, desde uma vasta gama de motores (alguns deles novos) até múltiplas ajudas à condução, passando por uma novidade única no seu segmento que consiste na utilização da instrumentação digital. Esta pode assumir várias configurações bastando para isso selecionar o modo desejado num botão colocado no volante.

O aumento das dimensões exteriores com especial destaque para o comprimento, distancia entre eixos, largura e altura permitiu aumentar a habitabilidade e simultaneamente a capacidade da mala, que cresceu 71 litros. O interior tem agora um desenho mais apelativo, com algumas originalidades como a colocação do ecrã do sistema de infoentretenimento alinhado com a instrumentação, inseridos num painel que pode ter oito cores diferentes. Estas combinam com catorze tons diferentes da carroçaria que deixou de ter a versão de 3 portas.

Quanto aos motores são nove, embora numa primeira fase só estejam disponíveis as três versões do motor 1.0 de 3 cilindros, com potências de 65 CV, 75 CV e 95 CV respetivamente. Lá mais para o final do ano estão previstos o novo motor 1.5 TSi de 150 CV com desativação de 2 cilindros, o motor 1.6 TDi com dois níveis de potência (80 CV e 95 CV) e o motor 2.0 TSi de 200 CV do futuro GTI. Enquanto o novo motor 1.6 Tdi sucede ao velho 1.4 TDi, o 2.0 TSI substitui o 1.4 TSI do GTI anterior. De realçar a suavidade e o baixo ruído do motor diesel graças a uma taxa de compressão baixa, e a forma expedita como o motor a gasolina funciona e com uma resposta muito boa em regimes relativamente baixos com relações de caixa mais elevadas. Os consumos são baixos e situam-se na casa dos 5 l/100 Km.

Quanto às transmissões do novo VW Polo, estas são manuais de 5 velocidades em todos os motores a gasolina, exceto no GTI (que é de 6 velocidades). A caixa DSG é uma opção, sendo de 7 velocidades nas versões mais potentes a gasolina ou diesel. Embora a Volkswagen tivesse anunciado uma versão a gás natural (TGI), esta não está prevista para Portugal.

Das múltiplas ajudas à condução a única de série para todas as versões é o “Front Assist”, as outras dependem do nível de equipamento que são os tradicionais Trendline, Confortline e Highline. Além destas, existe ainda o Polo Beats equipado com um potente sistema de som desenvolvido em parceria com a marca de áudio norte-americana.

Com preços que começam nos 16 285 euros e vão até aos 32 140 euros do GTI com caixa DSG de 7 velocidades, a diferença de preço da versão Trendline para a Confortline é sempre de 1000 euros, enquanto para o Highline sobe para os 3500 euros. Na fase de lançamento as primeiras 200 unidades terão um reforço de equipamento composto pelo GPS, o Cruise Control normal, o ar condicionado eletrónico e os sensores de estacionamento à frente e atrás sem que isso inflacione o preço final. Ao todo são cerca de 1600 euros que o cliente beneficia se estiver entre os primeiros a comprar o novo VW Polo.

O seu comportamento dinâmico constitui uma nova referência do seu segmento. Ele resulta não só da utilização de nova plataforma como do aumento de algumas dimensões, com destaque para a largura das vias e um centro de gravidade mais baixo. Também o aumento da rigidez estrutural tem neste caso uma influência grande na otimização do desempenho das suspensões, que estruturalmente não sofreram muitas alterações, ao contrário da direção elétrica com uma programação mais direta, capaz de interpretar melhor as trajetórias. Outra grande virtude é uma habitabilidade muito maior. A chegada das primeiras versões do novo VW Polo a Portugal está agendada para o início de Outubro.