Hyundai desvenda novo Santa Fe

Texto: Miguel Policarpo
Data: 22 Fevereiro, 2018

A quarta geração do SUV, que será apresentada em Genebra, foi desvendada pela Hyundai. Conforto, reforço da segurança e mais argumentos tecnológicos são os pontos-chave do novo Santa Fe, que contempla ainda um novo motor Diesel.

A Hyundai antecipou-se à apresentação do novo Santa Fe, marcada para o Salão de Genebra, desvendado a quarta geração do modelo. A primazia do conforto, o reforço da segurança e soluções tecnológicas acompanham a imagem renovada do SUV, que promete uma condução dinâmica. No mercado dos EUA até o nome altera – o chamado Santa Fe Sport, de cinco lugares, abandona a denominação ‘Sport’, enquanto que a variante com três filas de bancos adota a nomenclatura ‘XL’.

O novo design do Santa Fe faz-se notar desde logo pela “grelha em cascata” na dianteira e as óticas, que se dividem em dois painéis. No topo, a tecnologia LED emerge, com os faróis dianteiros e as Luzes de Circulação Diurna a utilizarem esta solução de iluminação. As dimensões e o desenho sublinham a presença atlética e arrojada, facilmente reconhecida, com os 4750mm de comprimento, os 1890mm de largura e os 1679mm de altura. De perfil, o caráter dinâmico das linhas sublinha-se desde as óticas dianteiras aos faróis traseiros, incorporando as jantes de 19’’ em formato de diamante. A traseira apresenta uma aparência musculada, demarcada pelo robusto difusor traseiro. Realça-se também o spoiler extenso.

Interior “premium” e conforto

A quarta geração do Hyundai Santa Fe combina um interior de “qualidade premium”, segundo a marca, privilegiando a visibilidade para o exterior. O painel de instrumentos tem uma aparência tridimensional, contribuindo para uma sensação de envolvimento. Refere a Hyundai que o ecrã do sistema de infoentretenimento foi reposicionado para reduzir o reflexo da luz, os comandos dos vidros e os puxadores foram também recolocados para que os passageiros disponham de um maior espaço para os cotovelos.

O habitáculo do novo Santa Fe é mais confortável graças a uma revisão no sistema da suspensão, conferindo também mais estabilidade e uma sensação de segurança na direção.

Tecnologia Smart Sense

Em diversos parâmetros, a Hyundai procedeu à inclusão de soluções tecnológicas. Na visibilidade, destaque para o Assistente de Máximos e o sistema de Deteção de Presença nos Anguloso Mortos. Também o o sistema de Assistência à Manutenção de Faixa e o Sistema de Assistência de Pré-Colisão fazem parte da oferta tecnológica da Hyundai para o novo Santa Fe. Outras novidades passam pelo Cruise Control Inteligente com funcionalidade Stop & Go, pelo Monitor de Visão Circundante e pelo sistema de Câmara Traseira com Ajuda ao Estacionamento.

Destaque para o Alerta da Presença de Ocupantes nos bancos traseiro, uma novidade já antevista em vídeo e a melhoria na deteção de trânsito a retaguarda, com a capacidade de travagem de emergência.

No que respeita ao sistema de infoentrenimento, a Hyundai incorpora o sistema de navegação AVN 5.0, compatível com as interfaces Android Auto e Apple CarPlay. A oferta base passa pelo ecrã de 7’. O áudio fica a carga de um sistema de som de 630 watts e 12 altifalantes que tem o carimbo da Clari-Fi Technology e da QuantumLogic Surrond Sound.

Outra das novidades passa pelo Heads-Up Display (HUD), inspirado na tecnologia aeronáutica. Esta solução projeta uma imagem virtual com 22 cms para o vidro frontal, com informação sobre a velocidade, o estado do Cruise Control, referentes ao sistema de navegação e reflete avisos de presença nos ângulos mortos e saída de faixa, entre outros. Desta forma, o condutor não precisa de desviar os olhos da estrada.

Três versões de motores disponíveis

A Hyundai especificou os motores a oferecer nos EUA, não havendo confirmação, até à data, se estas versões serão transversais a todos os mercados e se serão as mesmas que a marca vai comercializar na Europa. Ainda assim, a oferta passa pelo bloco de 2.4l GDI de quatro cilindros, com a potência de 185cv, e por um motor de 2.0l, também de quatro cilindros, capaz de debitar 232cv. A novidade é o propulsor de 2.2 litros CRDi, com uma potência de cerca de 200cv às 3,000 rotações por minuto e que atinge os 434 Nm de binário.

*Atualização: Para solo nacional o Hyundai Santa Fé estará disponível com dois motores turbodiesel. O primeiro tem 2.0L e 177cv  e o segundo tem 2.2L e 205cv.

Todas as motorizações serão associadas a uma transmissão de caixa automática de 8 velocidades e ao sistema de tração integral da Hyundai ‘HTRAC’. Os condutores poderão escolher três modos de condução – o ‘Normal’, o ‘Sport’ e o ‘Smart’.

O novo Santa Fe será apresentado em solo europeu no Salão de Genebra, evento em que as especificações da nova geração do SUV para os mercados da Europa serão divulgadas.

 

Artigo atualizado a 08.03.2017

Partilhar