Publicidade

Novo Peugeot 3008DKR Maxi para enfrentar o deserto

Texto: Miguel Policarpo
Data: 29 de Junho, 2017

Para continuar o sucesso das edições de 2016 e 2017 do Rali Dakar, a Peugeot preparou o novo Peugeot 3008DKR Maxi, baseando-se no novo SUV 3008, o “Carro Internacional do Ano 2017” e nos conheciment0s adquiridos nas últimas edições da mais famosa prova de TT do mundo.

Ao anterior Peugeot 3008DKR junta-se a palavra Maxi. O novo Peugeot 3008DKR Maxi procura alcançar o pódio das próximas exigentes provas de todo o terreno, colocando como objetivo principal manter o domínio no Rali Dakar. Concebido para enfrentar qualquer adversidade em todos os cenários – sobretudo as gigantes dunas e trilhas no deserto – o 3008DKR Maxi é 20 centímetros mais largo do que o seu antecessor, totalizando uma largura total de 2,40 m, aumento explicado pela expansão do curso das suspensão em 10 cms para cada lado. Este foi mesmo o principal componente revisto, nomeadamente os triângulos de suspensão, as rótulas e os eixos. Sobressaem também as rodas de grandes dimensões.

A estreia do Peugeot 3008DKR Maxi será na competição Silk Way Rally 2017, cujo circuito é de 10.000 km, partindo em Moscovo, na Rússia, e terminando e X’ian, na China. Pelo meio, o 3008DKR Maxi terá de enfrentar os obstáculos no Cazaquistão e outros territórios que ligam as duas extremidades da Ásia. O fabricante gaulês conta com o parecer técnico de Sébastien Loeb, encarregue de testar o veículo e de o colocar à prova no rali Silk Way.

“Antes mesmo de estarmos à partida do Dakar em janeiro, começámos a trabalhar na próxima geração do Peugeot 3008DKR”, revelou Bruno Famin, Diretor do departamento da Peugeot Sport, esperando que “as recentes alterações feitas no carro deverão permitir obter maior performance nos nossos próximos desafios desportivos”.

Sébastien Loeb indica que “o carro é mais estável agora que é mais largo”, sublinhando que “em termos de estabilidade e direção é realmente melhor” , e assinalando que o ponto forte do 3008DKR Maxi “é a sua capacidade fora de estrada”. A boa experiência ao volante do novo Peugeot 3008DKR Maxi é partilhada pelo piloto Carlos Sainz, que refere que o novo modelo é “uma boa evolução em relação à versão anterior”, destacando o trabalho “notável” dos engenheiros da Peugeot Sport ao “tirar o máximo proveito de um carro já de si tão bom”. O piloto espanhol ao serviço da Peugeot considera que será “muito emocionante seguir o caminho do desenvolvimento com vista a regressar ao Dakar”.

Recorde os 30 anos da Peugeot no Dakar connosco.