Novo Opel Crossland X estreia sistema GPL ‘FlexFuel’

Texto: Miguel Policarpo

O novo Opel Crossland X, o Crossover urbano da marca alemã, recebe mais uma motorização, a de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), no sistema FlexFuel. Dotado de um sistema de alimentação multiválvulas, a leitura da quantidade de combustível disponível é mais exata.

A Opel mantém-se focada em conquistar o mercado com Crossland X. O Crossover compacto (CUV) recebe a prometida versão a GPL, num sistema de alimentação multiválvulas que, através de um sensor ótico posicionado no interior do depósito, possibilita uma leitura mais precisa da quantidade de combustível no reservatório – uma vantagem face aos sistemas de GPL convencionais.

O computador de bordo conseguirá fornecer valores de autonomia mais rigorosos no que respeita ao gás e à gasolina, garante o fabricante alemão, e inclui um avisador em LED que indica qual o combustível em utilização. O depósito de GPL, colocado sob o piso da bagageira para não ocupar espaço no habitáculo, tem capacidade para até 36 litros.


Leia também: Opel Insignia recebe motor bi-turbo de 210 cv


O Opel Crossland X FlexFuel fará recurso ao motor tricilíndrico de 1.2l de 81 cv. Os consumos, de acordo com a norma NEDC, situam-se numa média de 8,4 litros de GPL aos 100 quilómetros percorridos em ciclo urbano, de 6,0 l/100 km em ciclo extraurbano e de 6,9 l/100 km em ciclo misto, refere a Opel.

Produzida na fabrica da Opel em Saragoça, a versão GPL FlexFuel do CUV junta-se à restante gama de motores a gasolina e a gasóleo, com preços a partir de 17.980 euros e de 22.930, respetivamente. O Crossland X FlexFuel será comercializado em dois níveis de equipamento: o Edition, por 19.380€, e o Innovation, por 20.730€.

Entre outros equipamentos, de série o Opel Crossland X inclui o programador de velocidade, apoio ao arranque em subidas e sensores de estacionamento. No que respeita aos sistemas de assistência à condução, destaque para a câmara dianteira, com alerta de saída de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito. O apoio em viagem e em emergência Opel OnStar também está contemplado no equipamento de série para todas as versões.


Leia também: Opel Grandland X é o primeiro híbrido da Opel

 

Partilhar