Publicidade

Novo Lotus é um monstro de pista para estrada

Texto: Diogo Borges
Data: 22 de Abril, 2017

O Lotus Exige Cup 380 é a mais pura manifestação da maneira de estar da marca no mercado dos carros desportivos. Vão ser produzidas apenas 60 unidades, o que torna o Cup 380 um apetecível coleccionável.

A aparência racer do novo Lotus estende-se ao resto do carro: debaixo do capô está um motor V6 de 3.5L sobrealimentado, com 375cv de potência, combinado com a transmissão manual de seis mudanças para atingir os 100 km/h em 3.4 segundos – uma décima mais rápido do que o Sport 380. Se tiver espaço, atinge os 282 km/h.

Quando a Lotus quer tornar um carro mais entusiasmante, adiciona alguma potência, mas também tem vindo a remover algum peso. É esse o caso, em mais uma incrível demonstração da filosofia less is more! Utilizaram-se materiais mais leves como a fibra de carbono, o que resulta numa relação peso-potência de 355cv por tonelada.

Com este emagrecimento, os responsáveis da Lotus fizeram algumas modificações aerodinâmicas, dando mais 43kg de downforce em relação ao Sport 380. Novas grelhas, novos recortes no pára-lamas, e um maciço aileron fazem do novo modelo um verdadeiro carro de corrida. Esse foi, aliás, o objectivo, como Jean-Marc Gales, o CEO da empresa, refere: “este carro permite desfrutar das ambições de um carro superdesportivo no quotidiano (…). Este Exige é perfeitamente capaz de ganhar, e com vantagem, algumas competições. A grande surpresa das pessoas é que seja legal andar com ele na estrada”.

A nova jóia da coroa da Lotus disponibiliza quatro modos de condução: drive, sport, race e off que têm impacto sobre as respostas do motor, tracção e direcção.

No interior, impera a fibra de carbono. As portas e os bancos de corrida são produzidos com materiais ultra-leves e os acabamentos em alcantara ou em pele, conforme a vontade do comprador e sem qualquer custo adicional.

A nível de pneus, o Exige Cup 380 vai calçar Michelin Pilot Sport CUP.