Novo Lexus UX, o “Explorador Urbano” em Genebra

Texto: Miguel Policarpo
Data: 13 Março, 2018

A Lexus apresentou o seu novo crossover compacto no Salão de Genebra, uma aposta da marca para rivalizar com o Audi Q3, o BMW X1 e X2 e o Mercedes GLA, entre outros. A apetência para a circulação em cidade é enfatizada pelo nome “Explorador Urbano” um novo género de crossover assim batizado pelo fabricante.

Aproveitou a Lexus o Salão de Genebra de 2018 para mostrar o novo UX, um sofisticado crossover urbano concebido especialmente para a circulação em cidade. Com caraterísticas de um SUV aliadas à subtileza de um compacto e a elegância, este modelo demarca-se pela adoção da nova plataforma GA-C e estreia com dois motorizações: a híbrida e de tração às quatro rodas com a potência de 178cv, proposta para a versão UX 250h, e a de 2.0l capaz de debitar 168cv, presente no UX 200.

A apetência para a cidade

As medidas de 4,495mm de comprimento, 1,840mm de largura e 1,520mm de altura demonstram que o novo Lexus UX se trata de um crossover realmente compacto – que certamente dará jeito para estacionamentos em cidades muito movimentadas. A grelha ‘spindle’ destaca-se desde logo, complementada por umas generosas entradas de ar e as óticas LED com um formato moderno.

De perfil, realçam-se as proteções lateiras na zona das rodas, atribuindo um aspeto robusto, e os traços no design que fluem para a traseira onde uma extensa barra de iluminação, que incorpora os faróis, posiciona-se paralelamente à estrada. Um explorador urbano requintado.

O novo Lexus UX estreia a nova plataforma GA-C, proporcionando ao crossover estabilidade e empregando melhorias na performance. Refere a marca nipónica que este é o modelo que tem o centro de gravidade mais baixo da sua classe.

Um habitáculo sem fronteiras para o exterior

No habitáculo, a Lexus apostou em “eliminar as fronteiras entre o exterior e o interior”, procurando esboçar um efeito de continuidade. Desta forma, sublinha a marca, o resultado é um excelente campo de visão para o condutor. Atrás do volante posiciona-se o amplo painel de instrumentos e o topo do tablier inclui o visor digital de infoentretenimento. Com a distância entre eixos calculada em 2,640mm, salvaguarda-se o espaço para os passageiros, que confortavelmente viajam num interior com um design que se inspira em tradições japonesas.

Versões UX250h e UX200

No capítulo da motorização, as versões UX250h e a UX200 oferecem duas soluções distintas. A primeira utiliza a nova (e quarta) geração do sistema híbrido da Lexus, que combina o novo bloco de 2.0 litros de quatro cilindros e um propulsor elétrico. A potência fixa-se os 178cv. A tração é às quatro rodas, sob o sistema Lexus E-Four

A outra versão é a UX200, consistindo no bloco de 2.0l capaz de debitar a potência de 168cv, que prima pelos consumos de combustível reduzidos, segundo a Lexus, e associa-se a uma caixa de velocidades ‘Direct Shift – CVT’.

O novo Lexus UX deverá chegar aos mercados europeus no último trimestre do ano.

Partilhar