O real impacto dos automóveis elétricos no ambiente tem sido o tema central de variadas reflexões. A European Climate Foundation desenvolveu um estudo em que demonstra o positivo potencial dos elétricos para o ambiente. A tecnologia ‘Vehicle-to-grid’ pode simultaneamente contribuir para a estabilidade da rede elétrica.
Os automóveis contribuem em larga escala para a degradação ambiental, uma matéria que preocupa as entidades mundiais, sendo um dos tópicos debatidos no Acordo de Paris. Uma das soluções para combater a poluição dos veículos movidos por combustíveis fósseis é o investimento nos elétricos, que, como evidência a European Climate Foundation num novo estudo, têm um impacto duas a três vezes inferior no aquecimento global. Este potencial – que se prolongará até 2030 – pode, no entanto, ser drasticamente reduzido, dependendo das escolhas europeias referentes à energia até 2030.
As emissões decorrentes da fase de produção de baterias constituem um facto apontado pelos mais céticos como uma fonte de poluição que anula essas vantagens. Este estudo sublinha que reduzir o impacto ambiental das baterias na fase de produção será determinante para a descarbonização do setor dos transportes. A melhoria da eficiência energética das atividades produtivas poderá permitir que esse mesmo impacto seja reduzido entre 20 a 25% até 2030. A organização sublinha que durante esta fase corresponde a 40% das emissões produzidas por um elétrico.
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“Descarbonizar o sector dos transportes é fundamental se quisermos estar alinhados com o Acordo de Paris. Este estudo mostra que os veículos elétricos podem continuar a sua proliferação, respeitando os nossos objectivos climáticos e ambientais”, sublinha Laurence Tubiana, CEO da European Climate Foundation.
As baterias dos automóveis elétricos poderão ser aproveitadas também para estabilizar a rede energética. A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) ajuda a reduzir – e até mesmo eliminar – a utilização de combustíveis fósseis no setor da eletricidade, graças à carga inteligente e às cargas bilateriais (exportação da eletricidade do veículo para a rede). O potencial técnico da V2G em França, por exemplo, é de 45 GWh, estimando a circulação de 1.3 milhões de veículos elétricos no país em 2030. Quando uma bateria perde um quarto da sua capacidade inicial pode ser utilizada como um dispositivo de armazenamento de energia renovável. Desta forma, aproveita-se plenamente o potencial total das baterias.
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