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Novo Toyota Auris chega com duas versões híbridas

Texto: Miguel Policarpo
Data: 7 de Março, 2018

A Toyota apresentou a terceira geração do Auris em Genebra e a grande novidade é a oferta de duas versões híbridas. O compacto adotou ainda a plataforma TNGA, conferindo-lhe mais conforto, controlo e uma condução mais agradável.

O novo Auris revelado no Salão de Genebra marca o início estratégia da Toyota em oferecer duas versões híbridas de cada modelo, reforçando o estatuto do fabricante como um dos líderes destas motorizações. A estas duas opções junta-se a do motor de 1.2l a gasolina, a única opção convencional. Com um design mais dinâmico e desportivo, nova geração do Auris é concebida na plataforma TNGA – Toyota New Global Architecture.

Um novo design e a adoção da plataforma TNGA

Adotado um novo design, o compacto incorpora a grelha frontal redesenhada, óticas integralmente em LED, conjugando-se as Luzes de Circulação Diurna. Os espelhos retrovisores foram reposicionados e a traseira adorna-se com um spoiler e depressões nas secções laterais dos pára-choques e exibe ainda faróis em LED, cujo formato enfatiza as curvas do automóvel.

Com recurso à plataforma TNGA, o novo Auris tem um centro de gravidade reduzido. Mais próxima da estrada e comprida do que a anterior, a terceira geração do compacto conta com um aumento de 40mm no comprimento, totalizando 4370mm, e menos 25mm de altura, somando 1435mm. A distância entre eixos é de 2640mm e a largura fixa-se nos 1790mm, mais 30mm do que o anterior.

Refere a Toyota que a adoção da nova plataforma garante “uma experiência de condução mais gratificante”, por meio do centro de gravidade reduzido,  da suspensão traseira multi-link e uma estrutura mais rígida, através do uso de aço de alta resistência como reforço em áreas-chave. Desta forma, registam-se melhorias na condução e na estabilidade do novo Auris sem comprometer o conforto.

Duas versões híbridas marcam o início de uma estratégia

Pioneira no desenvolvimento de motorizações híbridas, a Toyota reforça esse estatuto com a estratégia de oferta de dois motores híbridos para cada modelo. O novo Auris abandona o alinhamento de seis versões, conforme aconteceu na geração que sucede, e centra o catálogo em três opções, duas delas sendo híbridas.

A versão a gasolina descreve-se com o motor de 1.2l turbo, capaz de debitar 115cv. Já no que respeita às híbridas, a primeira utiliza o motor de 1.8l, que gera 122cv de potência e a segunda, assumindo um caráter mais enérgico, fica a cargo do bloco de 2.0l, que atinge os 180cv de potência. Não há ofertas Diesel.

Desta forma, a Toyota pretende consolidar a venda de híbridos, que, recorde-se, tem sido uma aposta de sucesso.