Novo Audi Q5 já está em Portugal

Texto: Nuno Fatela

A venda começou na última semana e a tabela de preços tem início nos 50190€.

Já está disponível em solo nacional a segunda geração do Audi Q5, um modelo do qual a marca destaca a combinação num SUV do desportivismo das limousines da marca dos quatro anéis com um interior mais flexível e um caráter multifacetado. Procurando “definir novos padrões no seu segmento”, o Q5 também conta com uma evolução tecnológica na conetividade e das assistências de segurança e ainda na área das motorizações, como demonstrado pela tração integral quattro ultra.

Partindo da plataforma MLB EVO, que ajudou na redução de 90kg no peso e garante maior silêncio e isolamento acústico, a marca germânica destaca a evolução do design frontal através da introdução de novas linhas na grelha Singleframe, ladeada por iluminação LED ou Matrix LED. Com elementos cinzentos a enfatizar a robustez do SUV (que nas versões “S” tem o caráter desportivo reforçado pela pintura na mesma cor da carroçaria), são disponibilizadas 14 cores para o exterior, enquanto as jantes apresentam dimensões entre as 17’’ e as 21’’.

Para o interior é destacado o design dominado por linhas horizontais, que dão sensação de maior largura e conforto ao Audi Q5, com esta estética a ser combinada com uma faixa de acabamento tridimensional do painel de instrumentos. O volante multifunções, com patilhas no volante nas versões com caixa automática, os bancos que podem integrar a massagem pneumática e a iluminação interior opcional com 30 cores diferentes são outros elementos destacados num habitáculo que apresenta uma capacidade de carga de 550L a 610L (consoante a posição do banco traseiro), que podem ser alargados até aos 1550L. O fabricante de Ingolstadt destaca ainda soluções como a Advanced Key com sensor de movimento e ainda a diminuição da altura ao solo em 55mm, que facilitam o acesso à bagageira.

Na mecânica a Audi destaca a introdução no Q5 de uma nova suspensão e direção com assistência eletromecânica, opcionalmente com controlo dinâmico. Foi ainda introduzida uma evolução nos modos de condução off-road e allroad no Audi Drive Select do SUV. A gama de motorizações contempla de momento já três opções, composta pelos diesel 2.0 TDI de 150CV e 320Nm e também de 190CV e 400Nm, a que se junta o gasolina 2.0 TFSI de 252CV e 370Nm. Consoante as versões, estes motores podem ser conjugados com transmissões manuais de seis velocidades e automáticas de sete (STronic) e oito relações (TipTronic). Em setembro a gama recebe mais um reforço, com a chegada da versão 3.0 TDI de 286CV e 620Nm. O novo Audi Q5 está disponível em solo nacional com cinco níveis de equipamento (linhas Sport e Design, pacote desportivo S Line, o design selection e o pacote exterior S Line), e os preços têm início nos 50190€, valor de entrada para a versão diesel de 150CV.

 

descubra também o novo Audi SQ5 que a marca germânica levou já este ano ao Salão de Detroit.

 

Partilhar