Novo Ariel Atom 4 com motor do Civic Type R atinge os 320cv

Texto: Miguel Policarpo
Data: 11 Julho, 2018

Quando falamos do novo Ariel Atom 4 convém reforçar a palavra “novo”: apenas a embraiagem, os pedais de travão e a tampa do combustível foram herdados do antecessor. Tudo o resto é totalmente novo nesta quarta geração do criativo e divertido veículo. O motor escolhido é o do Honda Civic Type R, capaz de debitar 320cv.

A Ariel apresentou o novo Atom 4, um veículo desportivo muito especial que já vai na quarta geração. A primeira foi lançada em 1999. Descapotável e muito próximo da estrada, este rival do BAC Mono foi totalmente reformulado, adiantando a marca que só “aproveitou” do antecessor componentes como a embraiagem, os pedais de travão e a tampa do combustível. Fruto da parceria que já conta com 15 anos entre a Ariel e a Honda, torna-se natural que o motor escolhido para animar o descapotável é o bloco do Civic Type R, que desenvolve 320cv de potência e atinge os 420 Nm de binário.

Concebido com um chassis tubular, o novo Ariel Atom 4 apresenta um aumento de rigidez em relação ao anterior modelo na ordem dos 15%. O tanque de combustível foi ampliado, alcançando os 482 quilómetros de autonomia, e o uso de carbono contribui para um peso reduzido, uma força descendente maior e permite um fluxo de ar mais eficaz. A dimensão das jantes dianteiras é de 16”. Já as jantes do eixo traseiro têm 17”. Os interessados poderão adquirir jantes em fibra de carbono, reduzindo para o metade o peso em relação “às normais”.

Graças ao motor de 2.0l da Honda, o mesmo que equipa o Civic Type R, o Ariel Atom 4 acelera dos 0 aos 96 km/h (0-60 milhas por hora) em apenas 2.8 segundos. Para alcançar os 161 km/h (as 100 milhas por hora), o desportivo necessita de 6.8s. A velocidade máxima é de 261 km/. O motor transmite a potência para o eixo traseiro através de uma caixa manual de seis velocidades. Incorpora ainda um diferencial autoblocante e um sistema de controlo de tração.

Apenas 100 unidades do novo Ariel Atom 4 serão produzidas por ano. Os preços indicados para o mercado do Reino Unido começam nas 39,975 libras – correspondente a 45,180 euros. As entregas estão agendadas para a próxima primavera, mas os fãs da marca poderão ver o desportivo já amanhã no Festival of Speed de Goodwood.

Partilhar