Nissan vai testar condução autónoma na Europa

Texto: Nuno Fatela

Estas investigações em estradas públicas, que aprimoram novas tecnologias que vão estrear no Leaf e Qashqai, serão realizadas na cidade de Londres.

A Nissan anunciou na última semana que está já a desenvolver o novo Leaf, tendo revelado que a próxima geração deste modelo, juntamente com o Qashqai, vai introduzir um conjunto de tecnologias de condução autónoma da marca. Agora o fabricante nipónico anunciou que vai começar a testar estas capacidades de sistemas de piloto automático nas estradas europeias, através de um projeto que vai levar a condução sem intervenção humana para as ruas de Londres. Permitindo testar em ambiente real o comportamento destas tecnologias, expandindo a dando uma nova perspetiva a esta aposta englobada na visão da Mobilidade Inteligente que a marca preconiza para o futuro, o objetivo é preparar a 1ª fase destes sistemas integrados no Nissan ProPilot. Neste passo inicial a marca pretende que o modelo que deu origem à “febre” dos SUVS e Crossovers, e também o veículo elétrico mais comercializado do planeta, possam seguir autonomamente em faixa única na condução em autoestrada.

 

O anúncio destes novos testes em solo europeu surgiu durante a visita ao Centro Técnico da Nissan, em Cranfield, do Secretário de Estado, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido, Greg Clark. A receber este responsável esteve o Presidente da Nissan Europa, Paul Willcox, que explicou que “Em apenas algumas semanas poderemos ver Nissan LEAFs conduzindo pelas ruas de Londres utilizando a nossa tecnologia de condução autónoma. A Mobilidade Inteligente da Nissan está a acontecer neste momento aqui e em toda a Europa”. Paul Willcox aproveitou ainda esta ocasião para explicar a importância do Centro Técnico de Cranfield, afirmando que neste local “criamos também a tecnologia do futuro” concluindo que “inovação e engenho estão no coração da marca Nissan e das suas pessoas”.

 

Partilhar