Nissan GT-R comandado com comando Playstation voa em Silverstone

Texto: Nuno Fatela

O Nissan GT-R controlado com um comando de Playstation é um espetacular patamar intermédio entre as corridas virtuais e reais, e conseguiu atingir velocidades de 210 km/h em Silverstone

Além de estar prestes a chegar (precisamente dentro de uma semana e com 162 carros na garagem) o novo Gran Turismo Sport, este ano assinalam-se 20 anos de ligação entre a Nissan e o famoso simulador de velocidade. Para destacar esse facto, foi agora apresentado em Inglaterra o primeiro Nissan GT-R guiado por um comando de Playstation, recorrendo ao Dual Shock da PS4 para controlar a velocidade, mudanças e direção do desportivo. Ao “volante” do ‘Godzilla’ esteve alguém bastante habituado tanto às corridas virtuais como reais, pois esta função foi confiada a Jann Mardenborough que passou do jogo Gran Turismo para as competições automóveis após vencer a GT Academy em 2011.

Para guiar por Silverstone este Nissan GT-R controlado com um comando de Playstation, o piloto esteve a bordo de um helicóptero, com autorização para voar baixo perto da pista britânica. O desportivo foi adaptado pela JLB Design, recebendo o nome de GT-R/C e teve por base um R35 V6 de 542CV de 2011, precisamente o ano em que Mardenborough ganhou a GT Academy. O carro conta com quatro robots para controlar a direção, transmissão, travagem e aceleração, recorrendo a seis computadores na mala que recebem 100 vezes a cada segundo as informações obtidas diretamente pelo Dual Shock. Além deste sistema principal, existe ainda uma segunda ligação de segurança para, se o helicóptero perder a conexão com o carro, ser possível acionar os travões de desligar o desportivo.

Bastava pressionar um botão ou dar um ligeiro toque no joystick para largar este ‘Godzilla’ pela pista. Na melhor volta em Silverstone, o Nissan GT-R controlado com um comando de Playstation completou um tenpo de 1:17.47, com uma velocidade média de 122km/h e um máximo de 210km/h em reta. Ainda assim, abaixo dos 315 km/h de velocidade máxima que este Nissan GT-R/C consegue atingir…

 

Partilhar