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Não há baterias para um Lamborghini elétrico…

Texto: Nuno Fatela
Data: 10 de Junho, 2018

Esta foi a explicação para que não esteja previsto para breve um modelo totalmente elétrico da marca do touro. Segundo o máximo responsável técnico da marca, não há baterias para um Lamborghini elétrico!

Enquanto cada vez mais marcas apostam na mobilidade elétrica, e até no campo dos superdesportivos estão a nascer projetos loucos neste campo (onde o mais aguardado será provavelmente o regresso do Tesla Roadster), a Lamborghini vem refrear os animos de quem espera um modelo da marca sem motor de combustão. A explicação veio da parte do seu Diretor Técnico, Maurizio Reggiani, que afirmou que “o nosso objetivo é oferecer superdesportivos, e essas especificações não existem com os packs de baterias atualmente, no que se refere a energia e a potência”. Ou seja, este responsável acredita que não há baterias para um Lamborghini elétrico, já que elas ficam aquém do desejado pela marca.

 

Reggiani explicou que é necessário para um modelo Lamborghini que se atinjam os 300km/h e se consigam cumprir três voltas a fundo ao Nordschleiffe, o Inferno Verde do traçado Norte de Nurburgring. Alguns modelos já prometem essas capacidades, caso do recordista nesta pista NIO EP9, ou do Rimac One, pelo que o problema estará na conjugação das duas capacidades em simultâneo. Ou seja, ninguém ainda confirmou que consegue rodar “a todo o gás” durante várias voltas em Nurburgring sem esgotar as baterias.

Obviamente um Lamborghini não “nasce” para ir passear até à praia do Guincho com toda a calma no meio de um engarrafamento em pleno Verão (ou pelo menos quando finalmente chegar o sol e calor ao nosso país…). É um touro do asfalto, uma furiosa máquina para ser guiada a fundo.  E não se pode, portanto, pedir a um cliente que gaste centenas de milhares de euros num superdesportivo para, após 15 minutos ao volante, ir relaxar para o Lounge durante o dobro deste tempo enquanto se coloca o “depósito elétrico” a 80% da capacidade. Daí que Reggiani conclua que não há baterias para um Lamborghini elétrico.

 

Não quer isto dizer que a marca transalpina não investigue já formas de tirar vantagem dos motores elétricos, mas sem o compromisso destes serem os únicos propulsores. O plano passa por lançar, já em 2019, um Lamborghini Urus híbrido de Plug-In, que dessa forma poderá ser ainda mais potente do que o SSUV já é. No entanto, tal como acontece com a condução autónoma, a Lamborghini não parece muito preocupada em chegar à meta primeiro do que os seus adversários…