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O motor “desalvorou”. E agora?

Texto: Miguel Policarpo
Data: 1 de Fevereiro, 2018

Entende-se por “desalvorar” quando o motor ganha “vida própria” e não desliga, mesmo depois de dar à chave para o desligar. Embora raro, este fenómeno pode acontecer num motor Diesel e ter consequências desastrosas para o seu automóvel…

Imagine um cenário em que a sua viatura apresenta um comportamento anormal, olha pelo espelho retrovisor e vê uma nuvem de fumo branco a sair do escape do carro. Ao observar o que está a acontecer, dá conta de que o ponteiro da rotação está nos regimes mais altos possíveis e o barulho do motor é ensurdecedor. Muito provavelmente o motor desalvorou, um processo que em inglês se denomina por “engine runaway”. Por instinto, a próxima reação do condutor é a de dar à chave, retirando-a da ignição, na esperança de que tudo volte à normalidade e aquele cenário apocalíptico termine… mas não é isso que acontece.

Imobilize a sua viatura num local seguro
Caixa de velocidades manual
Engrene uma mudança alta (quinta ou sexta dependendo da caixa de velocidades)
Trave a fundo e solte o pedal de embraiagem energicamente
Caixa automática
É mais complicado nestes casos, como explicado abaixo...
Como prevenir
A manutenção cuidada é a melhor precaução.

E pode mesmo ser o dia final do motor da sua viatura. Este fenómeno tem origem numa falha mecânica, muito provavelmente no turbo. O veio deste componente, que liga a turbina da admissão e a turbina de escape, permite que o óleo entre na admissão e o motor passa a queimar esse líquido ao invés de gasóleo, enquanto as rotações sobem ao máximo. Também poderá ocorrer por excesso de combustível, caso algum componente esteja estragado. Se o motor não incorporar turbo, a causa estará eventualmente no desgaste das válvulas de admissão. Esta anomalia só termina, se ninguém intervir, quando o óleo for consumido na totalidade, o motor gripar ou até mesmo partir, resultando em custos avultados para reparação.

Se o motor desalvorou, como interromper este assustador fenómeno?

Imobilizando a viatura num local seguro, engrene a mudança mais alta (a quinta ou sexta, dependendo da caixa de velocidades), trave a fundo e largue o pedal de embraiagem energicamente. Se a viatura for de caixa automática a tarefa complica-se e terá mesmo de travar o fornecimento de oxigénio, interrompendo o processo de combustão. Desta forma, procure tapar a admissão ou mesmo acionar um extintor para essa zona.

A melhor maneira de prevenir que o motor entre neste processo de autodestruição é estimá-lo e ter uma manutenção cuidada. Sendo “dicas” vagas e que previnem basicamente qualquer problema, são a melhor forma de evitar que uma situação catastrófica como esta ocorra. Tenha em especial atenção se o seu automóvel incorpore filtro de partículas, pois podem aumentar o nível de óleo caso os ciclos de regeneração não se completem da forma correta. Se o motor desalvorou, procure manter a calma e agir rapidamente pois pode ser uma questão de tempo…