Publicidade

Mercedes Classe G: A tradição ainda é o que era…

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 de Janeiro, 2018

Apesar de se tratar da maior revolução do Mercedes Classe G ao longo dos seus 40 anos de vida, a nova geração do modelo mantém o icónico visual e as capacidades superiores no off-road que o definem.

São muitos os adjetivos utilizados para caracterizar o Mercedes Classe G, mas intemporal será talvez o mais apropriado. Desde 1979 que ele se mantém fiel a um visual ‘retro’ e é um exemplo de topo nas capacidades fora de estrada, alcançando locais onde muitos outros SUV apenas sonham atingir. Agora, que chega a nova geração do icónico off-roader germânico, considerada como a maior alteração que ele sofreu ao longo de 40 anos, uma das preocupações foi a manutenção das suas características mais emblemáticas. Uma promessa que a marca da estrela cumpriu!

A estética do Mercedes Classe G dispensa apresentações, graças à combinação musculada entre os ângulos quadrados e retos com elementos redondos, como é o caso das óticas dianteiras e do pneu na retaguarda. Junta-se na aparência de um verdadeiro conquistador de montanhas as proteções da carroçaria, extremamente volumosas, e as também as generosas cavas das rodas. Tudo o que se podia encontrar no visual de 1979 e que hoje em dia se mantém.

A bordo a história é outra… mesmo que elementos como as saídas da ventilação redondas e a pega na frente do passageiro da dianteira resistam, os tempos foram passando e o Mercedes Classe G acompanhou essa evolução. O novo habitáculo, já anteriormente revelado, demonstra isso mesmo, com a inclusão dos ecrãs de 12,3’’ no painel de instrumentos, que pretendem seduzir para o clássico off-roader os fãs das últimas tecnologias. Se não for o seu caso, e ainda tem maior afinidade com as “agulhinhas analógicas”, elas continuam a existir de série.

Com o Mercedes Classe G a crescer nas dimensões, ganhando 53mm no comprimento (4820mm) e 121mm na largura (1990mm), as áreas interiores são as principais beneficiadas. Por isso são anunciados mais 38mm na dianteira e 150mm na traseira para as pernas. Ao nível dos ombros e dos cotovelos, são agora mais 38mm e 68mm à frente, e mais 27mm e 56mm na retaguarda, respetivamente. E os ocupantes vão estar acomodados em bancos com maior suporte lateral e conforto,  que contam com massagem, climatização e aquecimento rápido. Esta confortável forma de estar acomodado ao chegar até mais longe é levada ao extremo com os opcionais “Active Multicontour Seat Package”, que são recomendados pela organização especialista em saúde ao nível da coluna, a “Aktion Gesunder Rucken e.V.”.

Existe ainda a possibilidade de escolher os packs Exclusive Interior e Exclusive Interior Plus. O primeiro contempla sete cores distintas, e o segundo aumenta os revestimentos em nappa. A terminar, existe ainda a linha de equipamento AMG, onde se destacam os elementos em tons vermelhos.

A bordo existe um logo com a inscrição “Mercedes-Benz Schockl Proved” no Pilar B, remetendo para as provas de desenvolvimento levadas a cabo nesta mítica montanha austríaca. Isso fica a cargo de elementos já anteriormente revelados, como as alterações na suspensão. Destaque para a suspensão dianteira independente com triângulos duplos, que está montada diretamente sobre o chassis, e para o novo G-Mode. Ele complementa, para a utilização fora de estrada, as opções Comfort, Sport, Eco e Individual, que entram em ação segundos após serem escolhidos no Dynamic Select. Os vários modos de condução vão ter impacto no comportamento do motor, transmissão, suspensão, assistências de condução e na forma como a direção se vai alterando entre as configurações (Comfort, Sport e Off-Road).

Se em 1979 o Mercedes Classe G surgiu com quatro opções, entre 72cv e 156cv, agora a potência é mais do dobro. Isto porque foi anunciado o novo G500 com 422cv e 610Nm (entre as 2000RPM e as 4750RPM) debitados por um V8 4.0L. Ele estará conetado a uma transmissão automática de nove velocidades com conversor de binário, a G-Tronic. O seu preço para solo germânico é de 107040€, não sendo ainda conhecidos os valores para o território nacional.

O novo Mercedes Classe G está a ser apresentado ao mundo no Salão de Detroit. A abrilhantar esse modelo está um exemplar do mítico off-roader de 1979, que surge dentro de um enorme quadrado de âmbar, uma forma de enfatizar como as suas principais características se mantêm inalteradas. A tradição ainda é o que era… para o Mercedes Classe G.