Mercedes-Benz Classe A Concept revelado em Xangai

Texto: Miguel Policarpo

O Mercedes-Benz Classe A Concept versão limousine estará em exposição a partir de amanhã no Salão de Xangai. A reformulação do modelo através de linhas reduzidas e formas puristas promete afinar o seu carácter desportivo e renovar a aparência da próxima geração de modelos compactos da marca.

Aliar o estilo coupé a uma limousine premium é o ponto de partida do protótipo que a marca germânica vai apresentar amanhã em Shangai. O Classe A Concept terá as dimensões de 4,56 m de cumprimento, 1,87m de largura e 1,46m de altura. Segundo informa a Mercedes-Benz, o objetivo foi “destacar o design tradicional de três volumes mas com distâncias reduzidas”, sem prescindir dos vidros laterais de maiores dimensões e mantendo a linha de cintura alta.

Destaca-se a frente com grelha ‘Panamericana’, carimbada no capô com a estrela da Mercedes em todo o seu esplendor. A estrutura inferior tem uma entrada de ar de grandes dimensões e é do tipo de diamante, que se conjuga com uma faixa cromada escura. Os faróis brilham a cores diferentes, que se adaptam consoante a luminosidade – de dia, por exemplo, as luzes diurnas são brancas.

A tecnologia que caracteriza as óticas frontais é também transferida para a iluminação na retaguarda. O desenho dos farolins traseiros acompanha a estrutura do automóvel, sendo que as linhas entre os diferentes painéis da secção posterior foram reduzidas ao mínimo. O para-choques encaixa uma parte inferior tipo difusor revestida em tons escuros, em contraste com uma faixa cromada e as ponteiras de escape escolhidas pela fabricante alemã têm um acabamento em cromado escuro. Outras particularidades do Mercedes-Benz Classe A Concept são o vasto teto de abrir panorâmico e os vidros escurecidos, detalhes que os visitantes do Salão de Xangai vão poder observar em primeira mão a partir de amanhã.

Partilhar