Mercedes apresenta novo GLA

Texto: Nuno Fatela

A gama de motorizações vai desde os 109CV até aos 381CV do poderoso GLA 45 AMG, com o SUV mais pequeno da Mercedes a ganhar também alterações no design e inovações tecnológicas.

É hoje inaugurado o Salão de Detroit, e uma das novidades mais aguardadas do certame já tem fotos oficiais, com a Mercedes a apresentar o novo GLA. Afirmando que o modelo ganha mais “genes de SUV”, a marca destaca as alterações no estilo exterior conferidas pelos novos para-choques e a opção por novas jantes e a nova cor Canyon Beige. Podendo incorporar a iluminação LED, o modelo também apresenta novo estilo que potencia a performance aerodinâmica, onde surgem novos traços para o Pilar A e também um spoiler e difusor na traseira para melhor canalização do fluxo de ar.

 

As câmaras a 360º oferecem visão em todo o redor do automóvel e apresentam as imagens num novo ecrã central de 8’’ em posição central no tablier, que apresenta novos elementos cromados. Os ocupantes vão também descobrir novos materiais nos revestimentos, que nas linhas de equipamento Urban e Style evidenciam ainda mais a atenção a cada detalhes colocada no fabrico do GLA. Além das novidades nos materiais do habitáculo, os passageiros vêm a segurança e o conforto potenciados, com o GLA a ganhar inovações tecnológicas como o Attention Assist que monitoriza o condutor e ainda o acesso Hands Free.

A gama internacional de motorizações conta com opções desde os 109CV do GLA 180d até aos 381CV do potente GLA 45 AMG, que lhe apresentamos mais abaixo. Ao todo existem seis opções a gasolina e mais três diesel, com a marca a colocar ainda enfâse na nova opção GLA 220 4MATIC, que reforça a oferta de versões de tração integral onde também se incluem o GLA250 4MATIC e o GLA 45 AMG. As versões mais frugais do SUV compacto contam com uma caixa manual de seis velocidades, mas será possível contar opcionalmente com a transmissão automática de sete velocidades que está contemplada nas opções de topo da gama. De recordar ainda que existem três tipos de suspensão em opção, pois além da “versão-base” também será possível escolher uma versão rebaixada 10mm (por exemplo com o pack AMG Line) e outra que, para maior confiança no ataque a estradões, aumenta a distância ao solo em 30mm.

 

Mercedes GLA 45 AMG

O GLA 45 AMG distingue-se claramente através de um estilo mais desportivo, com novas entradas de ar no para-choques, splitter dianteiro e do duplo friso da grelha AMG com elementos cromados e ainda as jantes de 20’’ que podem ser pintadas em tom preto mate ou titânio. O difusor e spoiler traseiro específicos aumentam a exclusividade e aperfeiçoam a aerodinâmica, e tanto no interior como no exterior surge em locais estratégicos a sigla AMG. Mas o que certamente vai atrair mais clientes a este poderoso SUV compacto desportivo é o facto de contar com o poderoso 2.0L Turbo de 381CV, conetado a uma transmissão AMG Speedshift DCT7, que permite alcançar os 100km/h em apenas 4,4 segundos.

 

Mercedes GLA Yellow Night

Foi ainda anunciada uma edição especial Yellow Night para os A45, CLA 45, carrinha CLA45 e GLA45 AMG. Como o próprio nome indica, surgem acabamentos em amarelo em diversos locais do exterior, combinados com grafite, e também para o interior do modelo.

 

Partilhar