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Mercedes-AMG C63 mostra-se em Nova Iorque

Texto: Nuno Fatela
Data: 28 de Março, 2018

Foram apresentados os novos Mercedes-AMG C63, disponíveis nas carroçarias berlina, carrinha, coupé e cabriolet e com dois níveis de potência. Após a estreia mundial no Salão de Nova Iorque,as primeiras unidades chegam a solo nacional no final do Verão.

A gama do Classe C está a ser revelada “em crescendo”, e depois das versões regulares (berlina e carrinha inicialmente, e posteriormente chegaram o cabrio e o coupé) e da estreia dos AMG C43, é a vez da apresentação, no Salão de Nova Iorque, dos novos Mercedes-AMG C63. Disponível em duas variantes, designadas C63 e C63 S, o modelo acolhe diversas alterações específicas para lidar com as doses mais elevadas de potência, obtidas de um V8 similar ao do desportivo AMG GT. Após esta estreia mundial, a chegada dos primeiros exemplares a solo nacional está marcada para o final do Verão.

Uma estética mais desportiva

À imagem do novo Classe C estas versões de topo adicionam alguns elementos e materiais que ajudam a afirmar a sua natureza mais poderosa. A dianteira afirma isso mesmo através da grelha específica AMG com acabamento em cromado preto, e vê os novos para-choques com entradas de ar mais volumosas a enfatizar a sua largura. Com as laterais a receberem saias mais aerodinâmicas e jantes que foram aperfeiçoadas em túnel de vento, a retaguarda dos novos Mercedes-AMG C63 também tem elementos características. O destaque vai para os apoios aerodinâmicos integrados, com um difusor mais largo e um pequeno spoiler no topo da mala (no teto para a carrinha), sendo ainda de destacar os acabamentos cromados inseridos pela marca.

A bordo é a escolha de materiais que enriquece a atmosfera, estando disponível o revestimento em tecido DINAMICA em combinação com materiais como a madeira ou o alumínio. Além disso, existem acabamentos AMG, que combinam esta liga metálica com a fibra de carbono ou a fibra de vidro prateada e ainda a escolha por outros tecidos como a Nappa. Para um look mais desportivo existem ainda os opcionais bancos AMG Performance, com maior apoio lateral e descansos de cabeça integrados.

A reformulada operacionalidade dos modelos da marca germânica também se vislumbra no Mercedes-AMG C63, que ganha os comandos táteis no volante e ainda um cockpit totalmente digitalizado (com opção pelos modos de visualização Classic, Sporty e Supersport). Um elemento que permite extrair todo o potencial em pista destes modelos é o opcional Track Performance, apresentado com o AMG GT de quatro portas, com diversos dados de telemetria e outros apoios para o condutor/piloto aperfeiçoar os seus dotes ao volante.

Uma mecânica condizente…

O fabricante germânico destaca as similaridades entre o motor dos novos Mercedes-AMG C63 e C63S e aquele utilizado no seu desportivo de topo, o AMG GT (retirando da equação o exclusivo Project One …). Desde logo pelos níveis de potência extraídos deste V8 4.0L com os dois turbos colocados entre as bancadas de cilindros (para dimensões mais compactas e melhor resposta). O C63 envia para o eixo traseiro 476cv e 650Nm, registo  de potência idêntico ao do mais calmo AMG GT, enquanto o mais potente C63 S debita 510cv, como o AMG GT S, e tem um binário máximo de 700Nm.

 

Este é um valor que permite performances bem agradáveis aos novos Mercedes-AMG C63. No caso das versões S falamos de apenas 3,9 segundos para atingir os 100km/h, Já a berlina leva mais um décimo a atingir esta velocidade, enquanto o cabriolet e a carrinha precisam de mais dois décimos de segundo. E a diferença entre para as versões de 476cv não é grande, com esta aceleração a ser cumprida em apenas mais um décimo de segundo do que nos “S” de 510cv.

Para este registo também são importantes os tempos de passagem mais reduzidos da AMG Speedshift MCT-9, caixa que tem uma função designada ‘double-declutching’, que faz a descida de duas mudanças instantaneamente. Destaque ainda para a existência a bordo do botão amarelo ‘M’que permite controlar manualmente a transmissão com recurso às patilhas no volante. A nota acústica é outro elemento-chave nas versões mais desportivas da renovada gama do Classe C. Para tal a marca afirma ter optado por uma válvula específica, que permite ir alterando a sonoridade em três níveis, desde a tom de um “cordeirinho” manso até ao feroz rosnar de um verdadeiro lobo do asfalto.

 

A versão de topo, o Mercedes-AMG C63 S, conta com seis modos de condução distintos, já que aos dinâmicos Sport, Sport+ e Race se juntam os Slippery, Comfort e Individual. Também a agilidade do modelo pode ser adaptada, existindo as configurações Basic, Advance, Pro e Master (esta apenas com o Race). E, já que estamos a falar de parametrizações para configuração do carro, a suspensão pneumática AMG Ride Control com quatro braços (four-link) na dianteira e multibraço na retaguarda (multilink) permite escolher entre os níveis de comportamento Comfort, Sport e Sport+.

Referência ainda para a existência, de origem, dos apoios do motor dinâmicos no Mercedes-AMG C63 S, que adaptam a rigidez consoante a condução e ajudam a reduzir as vibrações. Já o diferencial autoblocante, passa a estar incorporado de origem também no Mercedes-AMG C63.

 

Artigo atualizado a 28.03.2018, pelas 15.58 (dados concretos para o mercado nacional)