Publicidade

Mercado automóvel mundial cresceu 5,6%

Texto: Nuno Fatela
Data: 14 de Fevereiro, 2017

A Europa, China e Índia deram um forte impulso para o crescimento das vendas em 2016.

Foram comercializados em todo o mundo um total de 84,24 milhões de automóveis no último ano, o que representa um crescimento de 5,6% comparativamente aos valores de 2015. Para este resultado foram importantes os aumentos obtidos em três regiões, com a China (+14%), EMEA (Europa, Médio Oriente e África, +5,6%) e Índia (+8,4%) a impulsionarem as vendas para valores positivos, enquanto a América do Norte (+1,9%) e os territórios da Oceania e Sudeste Asiático (+1,2%) a apresentarem uma súbida nas vendas. No entanto, o Japão e Coreia do Sul (-1,4%) e a América do Sul (-12,4%, com o principal mercado, o Brasil, a cair 19,8%) evitaram que o resultado fosse ainda melhor ao apresentarem um decréscimo das vendas. A China assume-se como o maior mercado mundial, com um total de 25,53 milhões de viaturas saídas dos concessionários, seguida neste ranking pelos Estados Unidos (17,55 milhões) e pela União Europeia (17,05 milhões de veículos).

Analisando os dados que foram apresentados pela Jato Dynamics, verifica-se que os SUVS são efetivamente um segmento cada vez mais atrativo para os automobilistas, representando já 28,8% de todo o mercado e apresentando um crescimento das vendas de 20% e um total de 24,32 milhões de unidades comercializadas. Isto permite já superar as quotas de mercado dos compactos dos segmentos B e C, que representam respetivamente 18,3% e 12,2% de todos os automóveis transacionados. Curioso é também observar o ranking dos automóveis mais comercializados em todo o planeta por segmento, numa lista onde surge já um modelo cujo nome é estranho aos europeus, o MPV Wuling Honghuang que está presenta no mercado chinês.

 

De referir ainda que as lutas entre os fabricantes pelos lugares cimeiros está ao rubro. Na disputa pelo primeiro lugar a Volkswagen e a Toyota estão separadas por cerca de 100.000 automóveis, ainda assim uma distância bastante superior aos 4000 carros de diferença entre a GM e a Aliança Renault-Nissan na batalha pelo terceiro lugar mundial das vendas. Também nos Premium o embate está bastante aguerrido, com a Mercedes a superar este ano os seus compatriotas da BMW por cerca de 80.000 unidades.

 

Carros mais vendidos por segmento em 2016:

Hyundai i10 (Segmento A)
Volkswagen Polo (Segmento B)
Toyota Corolla (Segmento C)
Toyota Camry (Segmento D)
BMW 5 Series (Segmento E)
BMW 7 Series (Segmento F)
Ford F-Series (pick-ups)
Wuling Hongguang (MPV)
Ford Mustang (Desportivos)
Nissan X-Trail / Rogue (SUV)