Publicidade

McLaren Senna Carbon Theme mostra-se em Genebra

Texto: Nuno Fatela
Data: 28 de Fevereiro, 2018

Esta edição especial enfatiza ainda mais a homenagem prestada pelo fabricante de Woking ao genial piloto brasileiro e destaca as capacidades da marca com a famosa fibra de baixo peso. Além do McLaren Senna Carbon Theme, avaliado em mais de um milhão de euros, também uma nova jante 10% mais leve será apresentada no Salão de Genebra.

Foi confirmada mais uma novidade para o 88º Salão de Genebra, que abre portas na próxima semana. Agora foi a vez de ser apresentado o McLaren Senna Carbon Theme, uma edição especial que reforça ainda mais a utilização desta fibra de baixo peso no desportivo de 800cv capaz de atingir os 100km/h em 2,8 segundos. Esta é mais uma demonstração da mestria do fabricante britânico com a fibra de carbono, que tem vindo a utilizar desde os anos 80 e cuja produção se prepara para expandir em novas instalações inauguradas bem ao estilo da McLaren. O objetivo passa por combinar diversos elementos em que o material surge exposto no exterior com um habitáculo em alcantara, enfatizando ainda mais o lado desportivo deste modelo. Além disso, e potenciando ainda mais a homenagem a Ayrton Senna, surge na decoração uma combinação entre tons Solar Yellow e Laurel Green, recordando as cores que surgiam no capacete do tricampeão mundial de F1.

Ao todo são utilizados no McLaren Senna Carbon Theme 67 componentes em fibra de carbono, que ajudam a alcançar um peso total de 1198kg e conferem uma imagem final verdadeiramente estupenda e ainda mais agressiva ao modelo. Estas novas peças demoraram cerca de 1000 horas a fabricar, 1/4 das quais dedicadas apenas ao exterior das soleiras laterais, a grande asa na traseira com dois “S” nas extremidades e ainda as lâminas aerodinâmicas ativas na dianteira. E se no exterior temos uma decoração com tons amarelos que sobressai na fibra de carbono, a bordo esta opção mantém-se já que as costuras para os elementos em alcantara “Dark Carbon” são igualmente nesta cor contrastante.

A inclusão de todas as alterações tem, no entanto, duas desvantagens. A primeira está no tempo de entrega superior, pois dos 500 exemplares da reduzida produção do McLaren Senna, os que tenham a Carbon Theme a cargo da divisão de personalização MSO (McLaren Special Operations) vão demorar mais a ser fabricados. E, como é uma alteração bastante extensa, ela tem um impacto importante no preço, adicionando mais 40% ao valor original. Se o superdesportivo já estava avaliado em cerca de 850000€, esta edição especial custará mais 340000€.

 

A marca de Woking leva ainda a Genebra umas novas jantes para este modelo, que fazem companhia no espaço ao McLaren Senna Carbon Theme. Elas são apresentadas como jantes híbridas em fibra de carbono (Hybrid Carbon Fibre Wheel). Contando com um aperto central em fibra de carbono e alumínio, elas são 10% mais leves que as originais e conseguem ainda reduzir até 15% a inércia em rotação, o que oferece benefícios na aceleração, travagem e resposta da direção.