McLaren fortalece o tronco com Project Invincible (com vídeo)

Texto: Nuno Fatela

Matérias-primas utilizadas nos coletes à prova de bala e que vão ser futuramente implementadas nos Fórmula 1 são alguns dos truques para o Project Invincible, uma proteção de tronco criada pela marca de Woking para um milionário.

Embora seja especialmente conhecida pela sua valiosa história na Fórmula 1 (onde vai passar a estar ligada à Renault), e por superdesportivos de exceção como o recordista F1, o híbrido P1 ou os mais “calmos” 720S, 650S e 570 S, a McLaren conta também com uma divisão especializada em projetos tecnológicos de ponta. Este departamento, designado McLaren Applied Technologies, criou uma proteção para o tronco de um bilionário com o nome Client X. Segundo a revista Men’s Health, este Project Invincible demorou três meses a desenvolver e custou cerca de 210000€, mas como poderá ver existem motivos para este preço.

Esta proteção de tronco que até faria inveja ao Batman e outros super-heróis foi fabricada em três materiais: fibra de carbono, Zylon (que garante rigidez aos carros de Fórmula 1) e Dyneema (utilizada em coletes à prova de bala). Esta combinação foi a forma encontrada para proteger o tronco frágil de um milionário após uma cirurgia. Para garantir máxima comodidade, este verdadeiro escudo de proteção conta ainda com um material têxtil no interior e está pensado para absorver e dissipar os impactos. E assim se faz um milionário feliz…

Partilhar