Mobieco

Mazda e Toyota juntam forças nos elétricos

Texto: Nuno Fatela

Os dois fabricantes nipónicos, juntamente com a Denso, assinaram um contrato para desenvolver em conjunto arquiteturas otimizadas para veículos elétricos.

Na união está a força, e agora a Toyota, a Denso e a Mazda passam a ser aliadas no campo dos automóveis elétricos, após terem assinado um acordo de desenvolvimento conjunto. Procurando responder à crescente necessidade, por imposições ambientais e legais, de oferecer viaturas sem emissões poluentes, e pressionados pelos forte investimento necessário e pela escassez de tempo para colocar estes automóveis no mercado, foi agora formada a EV Common Architecture Spirit Co Ltd, uma ‘joint venture’ em que 90% pertence à Toyota e as outras participantes ficam, cada uma, com 5% da empresa. Este é mais um passo para reforçar as sinergias entre as duas marcas automóveis nipónicas, após o acordo para colaboração a médio e longo prazo em 2015 e a aquisição por parte da Toyota, já em agosto de 2017,de 5% das acções da Mazda.

 

A parceria pretende desenvolver arquiteturas comuns destinadas a veículos elétricos, e tem três grandes objetivos. O primeiro passa desde logo pela criação desta plataforma comum para performance e funcionamento otimizados dos automóveis elétricos, seguindo-se a necessária verificação da instalação dos compoentes e performance obtida. A culminar, e entroncando nos dois pontos anteriores, surge a avaliação de qual será o melhor conceito a implementar nas várias classificações de veículos relativamente aos componentes integrados e a própria tipologia das viaturas.

 

Partilhar