Publicidade

Como a Mazda está a revolucionar os motores

Texto: Nuno Fatela
Data: 27 de Dezembro, 2017

Em honra do espírito do pai dos motores rotativos da marca, que faleceu, recordamos aqui várias das inovações que a Mazda anunciou nos últimos tempos e que mostram como ela pretende revolucionar os motores de combustão…

Faleceu este mês o principal responsável pelo desenvolvimento dos motores rotativos da Mazda, Kenichi Yamamoto, uma notícia que hoje se veio a conhecer. Mas o seu legado, ligado ao Cosmo Sport, os RX  e o 787B, mas também representado pelo MX-5, permanece bem vivo na história da marca, através de diversas inovações apresentadas recentemente. Numa altura em que a guerra contra os consumos e emissões é mais exigente do que nunca, o fabricante de Hiroshima é um dos fabricantes que mais tem vindo a surpreender através de novidades a vários níveis. É o caso do renascimento dos emblemáticos motores rotativos, da aposta na ignição por compressão dos SkyActiv-X e ainda inovações nos turbos. Descubra as tecnologias que mostram como o legado e filosofia implementada por Kenichi Yamamoto continua presente no pensamento da marca de Hiroshima…

Motores Rotativos
No Salão de Tóquio de 2017 os responsáveis da marca confirmaram à Turbo que esta tecnologia, estreada há cinco décadas com o Cosmo Sport, pode brevemente voltar ao ativo.
Uma das apostas é a utilização deste motor como o único propulsor do automóvel.
Mais interessante e revolucionária é a ideia de recorrer aos Wankel como extensores de autonomia. A patente nesta imagem mostra isso mesmo...
Mazda Skyactiv-X - Ignição por compressão
Este Kai Concept, que dará origem ao próximo Mazda3, ficou responsável pela estreia dos motores Skyactiv-X. A ideia na base deste conceito é utilizar a ignição por compressão, habitual nos diesel, em motores a gasolina.
Dynamic Press Turbo
O novo Mazda6, revelado em Los Angeles, mostra uma solução para os turbos. Inspirado nos rios, o Dynamic Press Turbo vai restringido o caudal do ar para acelerar a sua passagem.
Twin-Turbo sequencial
Tal como nos motores rotativos, é o regresso de uma tecnologia com história na marca. A ideia é recorrer a dois compressores, de diferentes dimensões, para garantir melhor resposta em todos os regimes do motor.
Veículos Elétricos
Apesar de manter a sua aposta nos motores de combustão, a marca já prepara o futuro e forjou uma parceria com a Toyota no campo dos veículos elétricos