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Prazo fixado. Alfa Romeo vai ter 10 anos para voltar aos tempos de glória

Texto: Francisco Cruz
Data: 12 de Maio, 2021

Elevada à posição de marca premium no seio do novo grupo automóvel Stellantis, a Alfa Romeo acaba de receber a garantia, da parte do português Carlos Tavares, de um investimento a 10 anos, que permita o regresso da marca de Arese aos tempos de glória. Promessa que, no entanto, também traz consigo um aviso…

Hoje em dia liderada pelo ex-patrão da Peugeot, Jean-Phillipe Imparato, a Alfa Romeo surge, assim, como uma das 14 marcas em que o grupo resultante da fusão entre a francesa PSA e a ítalo-americana FCA, apostará. Com o próprio CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares, a garantir que “faremos o que for preciso para que a Alfa Romeo se torne altamente rentável, com a tecnologia certa”.

Em declarações proferidas durante o evento ‘Future of the Car’ do Financial Times, Tavares recordou que, “no passado, foram muitos os construtores que tentaram comprar a Alfa Romeo. Para esses interessados, a marca tem, efectivamente, um grande valor. Penso que estão certo. Tem, efectivamente, um grande valor”.

Carlos Tavares quer proporcionar condições à Alfa Romeo para que esta volte aos seus tempos de glória. Mas tem um prazo…

Assim e embora o delinear do plano de investimentos a 10 anos não esteja ainda totalmente feito, o CEO da Stellantis assume, desde já, que, certamente, envolverá algum tipo de eletrificação, embora mantendo sempre o foco na dinâmica de condução.

“A Alfa Romeo abraçará, certamente, o mundo da eletrificação”, assumiu o português, acrescentando, no entanto que, a marca fá-lo-á “segundo uma abordagem dinâmica, com a paixão e o sucesso de um CEO que já esteve à frente da Peugeot. O Imparato é um cidadão italiano e saberá liderar a Alfa Romeo com paixão e a visão necessárias para que as coisas sejam feitas”.

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Quanto àquilo que a Alfa precisa para melhorar, Carlos Tavares defendeu que “precisamos de melhorar a forma como falamos com os nossos potenciais clientes. Existe uma desconexão entre os produtos e a história da marca, e aqueles com que procuramos falar. Precisamos corrigir o sistema de distribuição e perceber com quem estamos a falar, assim como sobre aquilo que a marca representa para eles. Tudo isto levará, no entanto, algum tempo a afinar.”

De resto, o mesmo responsável assumiu, não apenas quanto à Alfa Romeo, mas também relativamente às restantes marcas do grupo, e mais concretamente no que diz respeito àquelas que foram eleitas como as novas marcas premium no seio da Stellantis – DS, Lancia… e Alfa Romeo -, que o objectivo é fazê-las regressar aos tempos de glória do passado.

Carlos Tavares CEO PSA
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“O meu posicionamento, em termos de gestão, face àquelas que são nossas marcas, é que proporcionar-lhes uma oportunidade de, sob a liderança de um CEO forte, definirem a sua visão, construindo um novo caminho que lhes permita, recorrendo também aos valiosos activos da Stellantis, fazer o seu modelo de negócio disparar”, afirmou Tavares.

“Estamos a dar, a cada uma delas, uma oportunidade de futuro, nomeadamente, através de uma janela de tempo e de financiamento a 10 anos, que permita o delinear de uma estratégia central. Os CEOs terão de ser claros na promessa da marca, nos clientes, nos alvos e nas comunicações da mesma”, avisou. Concluindo que, “se conseguirem ter sucesso, óptimo”. Até, porque “cada marca terá a oportunidade de fazer algo diferente e atrair clientes. ”