Mobieco

Lucid Motors dá um “Air“ da sua graça

Texto: Nuno Fatela

Air é nome do novo sedan elétrico da Lucid Motors, que pretende rivalizar com o Tesla Model S ao apresentar uma autonomia e performances ao nível daquele que é ganhou fama como “o Prius dos Famosos”.

Foi já apresentado pela Lucid Motors, marca que nasceu da Atieva, um novo sedan elétrico com 640km de autonomia e 1000CV de potência. Pretendendo rivalizar com o Tesla Model S no mercado de modelos de emissões 0, o Lucid Motors Air aponta igualmente a mira aos “players tradicionais”, procurando também ser um adversário de respeito para veículos com motores de combustão como o BMW Série 7 e o Mercedes Classe S. A produção do modelo vai arrancar dentro de dois anos no Arizona, e este sedan deve chegar ao mercado americano com um preço perto dos 100000 dólares, embora futuramente a Lucid Motors pretenda apresentar um segundo modelo por valores mais acessíveis.

Para alcançar uma bastante agradável autonomia de 640km, o Air será o automóvel com o maior pack de baterias, com uma capacidade de 130kWh, superior aos 100kWh da versão de topo P100D do Model S. O modelo conta com tração integral obtida através da colocação de motores elétricos com 600CV na dianteira e retaguarda, com a marca a destacar a organização da mecânica como um trunfo. O propulsor da frente surge agrupado juntamente com a suspensão e sistema de ventilação e ar condicionado, enquanto na traseira foi integrado juntamente com a transmissão e a suspensão. Segundo explica a Lucid Motors, isto permitiu colocar os componentes mais próximos das extremidades, potenciando o aumento das áreas interiores. A conjugação dos dois motores elétricos oferece ao Air uma potência de 1000CV, e a aceleração até aos 100 km/h será cumprida em apenas 2,5 segundos, um registo similar ao do rival Tesla Model S.

A introdução de capacidades de condução autónoma é uma das capacidades destacadas pela marca, que para tal dotou o modelo de uma combinação de câmaras, radares de curto e longo alcance e sensores LIDAR. Repleto de tecnologia, como demonstrado pelo habitáculo onde surgem diversos comandos táteis e um cockpit digital, o Air da Lucid Motors vai também contar com evoluídos comandos vocais, reforçando assim a interação entre automóvel e condutor e facilitando a execução de ordens.