Lavagem automática mais pequena do mundo é da Nissan

Texto: Nuno Fatela

Até pode parecer uma criação assinada por uma marca de brinquedos, mas a lavagem automática mais pequena do mundo é essencial para garantir a qualidade da pintura dos Nissan

Não é muito grande, mas está sempre ocupada, pois não falta trabalho no Nissan Technical Center da América do Norte (em Farmington, Michigan) à lavagem automática mais pequena do mundo. Esta curiosa criação serve para avaliar a durabilidade da pintura dos automóveis da marca nipónica quando passam pelos centros de lavagem mais avançados da atualidade. Algo essencial pois, explica a Nissan, se existirem erros na qualidade dos materiais e eficácia no processo de pintura, a pssagem das escovas pode criar riscos nas camadas e acabamentos ou desgastar a tinta.

Um dos casos é quando o automóvel está coberto por poeiras, sendo replicada esta situação na lavagem automática mais pequena do mundo. Apesar de não ser explicada a razão, tudo indica que está relacionada com a forma como esta sujidade é arrastada pelas escovas durante a sua remoção. Apesar ocupar um espaço pequeno nas instalações, este espaço replica o funcionamento dos centros de limpeza automóvel reais, com as suas escovas a rodarem a 180 RPM e utilizarem jatos de água com a mesma pressão. Um dos modelos submetido à passagem pela lavagem automática mais pequena do mundo foi o Nissan 370Z à escala 1:16 que surge nas fotos e vídeo. Que terá seguramente ficado com uma aparência excelente, pois os modelos fazem múltiplas passagens para garantir que a qualidade da pintura se mantém intacta.

Partilhar