Publicidade

Land Rover Discovery SVX –Para aventuras off-road hardcore (com vídeos)

Texto: Nuno Fatela
Data: 12 de Setembro, 2017

A mais poderosa versão da atual geração do mítico SUV britânico revela-se em Frankfurt com um combinação do bloco V8 sobrealimentado, capacidades fora de estrada melhoradas e novos elementos tecnológicos. O Land Rover Discovery SVX será o primeiro modelo da marca fabricado, em 2018, nas instalações do SVO Technical Centre.

A Land Rover apresenta no Salão de Frankfurt uma versão do Discovery destinada aos que não gostam de perder tempo ou ser parados por qualquer obstáculo nem quando estão fora de estrada. Para tal desvenda uma nova versão SVX deste modelo, que é a mais potente da atual geração do SUV, combinando este maior poder de fogo com alterações mecânicas e sistemas eletrónicos melhorados para levar ainda mais longe e de forma mais veloz a filosofia “Go Anywhere”. Quando começar no próximo ano a ser fabricado pelas novas instalações do departamento de personalização e veículos especiais Special Vehicle Operations, o Land Rover Discovery SVX torna-se no primeiro modelo da marca a passar por estas linhas de produção do SVO Technical Centre.

A base de toda a magia deste modelo está no seu motor V8 5.0L sobrealimentado mediante um compressor, que garante uma potência de 525CV e um binário de 625Nm para que ele se torne no mais poderoso da atual gama Discovery. Junta-se ainda uma arquitetura em alumínio e suspensão alteradas para garantir maior distância ao solo, de forma a dar mais confiança no ataque fora de estrada, permitindo ângulos de ataque, saída e ventral melhorados. Junta-se ainda o bloqueio do diferencial central ativo e do diferencial traseiro eletrónico, e a calçar este Land Rover Discovery SVX estão pneus Goodyear Wrangler com dimensões 275/55 R20, que envolvem jantes em alumínio.

Um dos destaques do SUV está também no conjunto de modificações nos sistemas eletrónicos para experiências off-road extremas, onde se inclui o sistema anti-capotamento hidráulico H-ARC (Hydraulic Active Roll Control). Esta solução garante maior tração fora de estrada, através do comportamento da suspensão e do controlo da carroçaria melhorados. A marca britânica optou também por diversas calibrações específicas para o Land Rover Discovery SVX, como na transmissão automática de oito velocidades com caixa de transferência e nos sistemas de assistência em descida, o controlo eletrónico de tração, a direção assistida e o All-Terrain Progress Control (o arranque fora de estrada em que o condutor apenas precisa preocupar-se com o volante). Este SUV apresenta ainda uma manete ao invés do habitual sistema rotativo do Drive Select do Discovery, para maior facilidade de utilização durante manobras off-road.

A Land Rover inspirou-se nos veículos que participam no Camel Trophy e G4 Challenge para dar ao modelo um visual mais distinto e agressivo. A suas capacidades superiores são afirmadas por elementos como as placas protetoras dos para-choques, acompanhadas na frente pelos equipamentos de recuperação de veículo e na traseira de um gancho, que surgem tal como as secções laterais numa pintura laranja. O capot com acabamento anti-reflexo e a restante carroçaria apresentam-se com o exclusivo tom Tectonic Grey, onde surgem os logos específicos SVX e ainda as ventilações nas laterais com a indicação V8, a grelha dinâmica e as calhas do teto em tons pretos. A culminar o distinto visual off-road do Land Rover Discovery SVX temos duas faixas de iluminação no teto.