Limitado a 150 exemplares, esta é a edição mais potente e veloz de sempre do modelo, chegando para assinalar os 70 anos do fabricante britânico. O novo Land Rover Defender Works V8 está assim de regresso dois anos após ter abandonado as linhas de produção em série.
O ano está a começar em grande para os modelos de inspiração retro, já que são muitas as novidades que surgiram neste campo em apenas 15 dias. Como é o caso do novo Mercedes Classe G ou a recuperação de um dos Land Rover originais de 1948. Com a marca inglesa de Solihull a assinalar este ano o 70º aniversário, acaba de surgir mais uma forma de assinalar, e com toda a espetacularidade, esta efeméride. Trata-se do Land Rover Defender Works V8, com produção limitada a 150 exemplares e que preta tributo ao Defender original, o Series III Stage 1 V8 de 1979, e também a outras edições especiais como a do meio século de vida da Land Rover (alvo de grande procura). Além disso, ele representa o regresso do Defender à produção dois anos após o fabrico em série ter terminado, algo que aconteceu a 29 de janeiro de 2016.
A maior novidade é a inclusão de um motor V8 5.0L atmosférico que debita 405cv e 515Nm (a versão base tinha 102cv e 360Nm), fazendo deste o mais potente e rápido Defender até à data. São anunciados apenas 5,6 segundos na aceleração até às 60 milhas por hora (0-96km/h), e a velocidade máxima do Land Rover Defender Works V8 está situada nos 170km/h. Este bloco surge conetado a uma transmissão automática de oito velocidades da ZF, com modo Sport, e merecem ainda destaque os upgrades nos sistemas de travagem e manobrabilidade, bem como a inclusão das jantes de 18” com padrão “Sawtooth” e os pneus off-road 265/65 R18.
Na estética existem oito cores disponíveis, que vã contrastar com o teto, cavas das rodas e grelha em Santorini Black e ainda as pegas das portas, lettering e tampa do depósito de combustível em alumínio metalizado. Um toque de modernidade no exterior é conferido pela iluminação “bi-LED” e surgem ainda logos específicos “70th Anniversary”. A bordo temos a opção pela pele Windsor para o tablier, painéis das portas e bancos desportivos Recaro, estando ainda contemplado o sistema de infotainment “Classic ” da marca. Muitas destas novidades para o o Land Rover Defender Works V8 serão depois disponibilizadas a outros clientes, além dos 150 proprietários desta série especial, pelo serviço Land Rover Classic. É o caso da suspensão de alta performance, dos kits de travagem e de soluções para aumentar a potência dos motores TDCi.