Land Rover dá a conhecer o Range Rover Evoque renovado

Texto: Miguel Policarpo
Data: 10 Julho, 2018

O Range Rover Evoque renovado conta com novos argumentos para se destacar no mercado dos SUV. Com um design dinâmico e um habitáculo luxuoso, o modelo estará disponível com um total de seis níveis de acabamento distintos e duas variantes – de cinco portas ou descapotável. A aposta em relação à motorização incide nos blocos Ingenium de quatro cilindros, um a gasolina e três Diesel.

A Land Rover deu a conhecer o Range Rover Renovado, um SUV com o exterior arrojado e que apresenta diferentes interpretações do design mais clássico da Range Rover. Luxuoso e para todos os gostos, graças aos seis níveis de acabamentos disponíveis – para a variante de cinco portas – que vão desde o Pure ao Autobiography. A variante descapotável recebe a SE Dynamic e a HSE Dynamic. A tecnologia foi aprimorada, nomeadamente através da oferta do sistema de infoentretnimento Touch Pro avançado, e os motores disponíveis – o Ingenium Si4 240 a gasolina e os Diesel Td4 150 e 180 – já cumprem a norma de emissões EU6.

Ampla capacidade de personalização

Importa referir, no que respeita ao design, que os seis níveis diferentes de equipamento (o Pure, o SE, o SE Dynamic,, o HSE, o HSE Dynamic e o Autobiography, para a variante de cinco portas, e o SE Dynamic e o HSE Dynamic para a descapotável) têm a suas particularidades. Ainda assim, no cômputo geral, o carater dinâmico “é realçado com a linha de cintura de grande impacto, os ombros musculados que fluem ao longo do veículo e o distinto contorno do tejadilho flutuante”, define a marca.

O pára-choques dianteiro tem um desenho musculado e é dominado pelas extensas entradas de ar situadas numa seção inferior. Destacam-se os faróis de nevoeiro em LED, também eles com um design sofisticado. A grelha dianteira encontra-se disponível com dois desenhos e três acabamentos de alta qualidade, refere a marca, perfeitamente integrados na iluminação LED Signature. A retaguarda incorpora um spoiler na tampa da bagageira com luzes de stop em LED, contribuindo para um design moderno.

O catálogo das cores foi alargado, possibilitando uma escolha entre 11 opções de cor.  São elas as seguintes: Fuji White, Narvik Black, Yulong White, Indus Silver, Corris Grey e Santorini Black; a paleta Flex inclui as cores, Loire Blue, Firenze Red e Kaikoura Stone, enquanto as opções Premium são Silicon Silver e Carpathian Grey. No Evoque descapotável é acrescentada uma cor única e exclusiva apenas para este modelo, Phoenix Orange. A marca destaca que o leque abrangente de jantes em liga leve de 17 a 20”

Luxo a bordo

O habitáculo do Range Rover renovado é dominado pelo caráter de elegância e de luxo. Os bancos dianteiros e traseiros do modelo mantêm os níveis de conforto, garante a Land Rover, simultaneamente distinguindo-se pelo caráter desportivo. Uma gama de dois designs de bancos diferentes, cada um com três materiais distintos, encontra-se disponível com quatro níveis de ajustes extremamente sofisticados.

Os bancos dianteiros incorporam um sistema de massagens, podendo ser encomendados em conjunto com os bancocs elétricos refrigerados e com 14 ajustes com função de memória – de série na versão HSE.

Tecnologia, um capítulo em que a Land Rover investiu sem reservas

Um conjunto avançado de sistemas de entretenimento e assistência ao condutor está disponível no Range Rover Evoque renovado. Um dos argumentos mais fortes é o sistema de infoentretnimento Touch Pro, que otimiza a conetividade do veículo com capacidade de resposta rápida e intuitiva. A configuração melhorada é proporcionada através do ecrã tátil intuitivo de 10” de alta definição, que funciona como um smartphone. Entre outras capacidades, este sistema integra o Reocnhecimento de Voz e o Reconhecimento de Textos SMS e é complementado com o sistema de som Digital Meridian Surrond com 11 altifalantes.

No que respeita aos sistemas avançados de assistência ao condutor, a marca dá ênfase aos Sensores de Estacionamento 360 graus, ao sistema de travagem Autónoma de Emergência evita ou minimiza o impacto de uma colisão, o de Assistência à Manutenção na Faixa, e ao Monitor da Condição do Condutor (com um aviso prévio do cansaço do condutor), entre outros argumentos tecnológicos.

Gama de motores Ingenium de quatro cilindros

A gama de três motores leves e compactos Ingenium de quatro cilindros constituem-se por um propulsor a gasolina, o Ingenium Si4 240. A oferta Diesel fica a cargo dos blocos Td4 150 e Td4 180. Estas são as especificações:

Motor Cilindrada Potência (CV) Binário (Nm) CO2 (g/km)*
Ingenium gasolina: Si4 240 2,0 litros 240 365 196
Ingenium diesel: Td4 150 2,0 litros 150 380 152-166
Ingenium diesel: Td4 180 2,0 litros 180 430 163-166

“Os motores Ingenium representam o pilar do investimento da Jaguar Land Rover em termos de inovação tecnológica ambiental no Reino Unido. A inovação ambiental é fundamental para a resolução dessa equação pelos motores Ingenium juntamente com a performance e o requinte que os nossos clientes esperam”, referiu Nick Rogers, Diretor Executivo de Engenharia de Produto da Jaguar Land Rover. A este propósito, importa referir que os três motores cumprem a norma de emissões EU6.

Ainda não foi revelada a data de lançamento do Range Rover Evoque renovado, nem são conhecidos preços.

Leia também: Novo Range Rover Evoque acelera em estrada

Partilhar